Cole Escola, artista não-binário, ganha o Tony 2025 de Melhor Ator

Cole Escola levou para a casa o Tony 2025 como Melhor Ator em Peça (Dramática) pelo papel de Mary Todd Lincoln por “Oh, Mary!.
Autor da peça, ele derrotou George Clooney, Jon Michael Hill, Daniel Dae Kim, Henry Lennix e Louis McCartney, se tornando o primeiro artista Não-Binário a vencer na categoria. A peça também premiou Sam Pinkleton como Melhor Diretor.

Cole Escola vence o Tony Awards 2025 @ Getty Images

Escola subiu ao palco vestindo um vestido azul, inspirado numa apresentação da atriz Bernadette Peters em 1999. A escolha do traje foi vista como um símbolo de sorte, já que Peters venceu o Tony naquela ocasião.
Escola teve uma carreira em cinema e televisão, participando de séries como “Difficult People” e “Search Party”. Ele também foi produtor e roteirista em “Hacks” e “The Other Two”.

Em 2022, Escola se identificou como não binário, e expressou sua gratidão pela oportunidade em “Oh, Mary!”, afirmando que a peça aborda os sonhos de uma mulher incompreendida.

Bernadette Peters e Cole Escola @ divulgação

A comédia histórica, que retrata a vida de Mary Todd Lincoln nas semanas que antecedem o assassinato de seu marido, já recebeu diversos prêmios, incluindo o Obie e o Drama Desk. Durante seu discurso de agradecimento, Escola fez menção à sua mãe e a amigos, além de uma divertida referência a uma conversa no aplicativo Grindr.