Instituto Tomie Ohtake apresenta Marina Perez Simão – Diapasão

A artista plástica Marina Perez Simão apresenta a exposição Diapasão, entre 15 de agosto a 19 de outubro de 2025 no Instituto Tomie Ohtake. Com curadoria de Paulo Miyada, a mostra – 80 trabalhos entre pinturas, aquarelas e cadernos de estudos – reafirma o compromisso da instituição em ampliar o acesso à produção artística contemporânea e integra uma trajetória de exposições que destacam a força inventiva de artistas mulheres – Anna Maria Maiolino, Vânia Mignone, Iole de Freitas, Maria Lira Marques, Mira Schendel e Patrícia Leite são os exemplos mais recentes.

Marina-Perez-Simao-Sem-titulo-2022-Oleo-sobre-linho-200-x-170-cm @ Everton Ballardin

Considerada uma das maiores coloristas de sua geração, a artista explora luz, cor, textura e movimento, criando composições de forte impacto visual e emocional. Seu trabalho se destaca pela capacidade de envolver os sentidos, resultado de um enfoque sinestésico presente em toda a sua produção.

Marina-Perez-Simao-Sem-titulo-2022-Oleo-sobre-linho-200-x-170-cm @ Guilherme Gomes

A exposição propõe uma experiência de profunda interação com o público, convidando-o a um mergulho cromático e perceptivo em sua obra.
Não por acaso, a mostra ocupa a maior sala do Instituto Tomie Ohtake, cuja arquitetura foi modificada especialmente para a ocasião, expandindo a curva característica do espaço, alterando a percepção do visitante. A montagem induz esse percurso para expor os últimos quinze anos de produção da artista, especialmente o movimento de transição do desenho e das aquarelas de estudo para as grandes pinturas a óleo criadas entre 2024 e 2025 que, segundo a curadoria, envolverão o público numa ondulação cromática contínua.

Marina-Perez-Simao-Sem-titulo-2022-Oleo-sobre-linho-50-x-60-cm- @ Everton Ballardin

Embora guiadas por pinceladas fluidas, essas grandes pinturas resultam de dinâmicas cuidadosas, que envolvem planejamento, experimentação e combinação de elementos formais. O processo criativo passa pela produção de dezenas de estudos em aquarela, nos quais a artista explora possíveis composições, cores e atmosferas.

Marina-Perez-Simao-Sem-titulo-2023-Oleo-sobre-linho-185-x-380-cm @ Guilherme Gomes

Esses estudos não são diretamente traduzidos para as telas, mas funcionam como ensaios visuais que alimentam a produção simultânea das pinturas multicoloridas. A artista utiliza gestos amplos e cores previamente definidas para criar campos que se justapõem ou se sobrepõem, formando superfícies vibrantes e ressonantes.

SERVIÇO
Marina Perez Simão – Diapasão
Curadoria: Paulo Miyada
Em cartaz de 15 de agosto a 19 de outubro de 2025
De terça a domingo, das 11h às 19h [última entrada até 18h]
Local: Instituto Tomie Ohtake (Av. Faria Lima 201 – entrada pela Rua Coropé, 88 – Pinheiros SP
Metrô mais próximo – Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela