Exposição “Sonia Gomes – Barroco, mesmo” no Instituto Tomie Ohtake

O Instituto Tomie Ohtake (@institutotomieohtake) apresenta a exposição “Sonia Gomes – Barroco, mesmo“, projeto que destaca a relação entre a obra da artista mineira Sonia Gomes e a tradição barroca brasileira, sem deixar de reconhecer nesse legado as marcas do sofrimento imposto pelas violências estruturais de um país com histórico colonial e escravocrata. Ela acontece de 14 de novembro a 08 de fevereiro de 2026.

Sonia Gomes no Ateliê @ Lita Cerqueira

Com curadoria de Paulo Miyada, a exposição chega a São Paulo depois de itinerar por Ouro Preto (Museu da Inconfidência) e Salvador (MAC-BA), cidades fundamentais para o barroco brasileiro, onde o projeto iniciou sua trajetória em diálogo com as camadas de memória e história que permeiam esse legado.

Sonia Gomes, Gaiola, 2021, 18 x 15 x 01 cm, gaiola, pedra, tecidos diversos @ EstudioEmObra
Sonia Gomes, Gaiola, 2021, 18 x 15 x 01 cm, gaiola, pedra, tecidos diversos @ EstudioEmObra
Sonia Gomes, Gaiola, 2021, 18 x 15 x 01 cm, gaiola, pedra, tecidos diversos @ EstudioEmObra

No Instituto Tomie Ohtake, a mostra reúne um conjunto com cerca de 80 obras que reafirmam a força e a singularidade do percurso de Sonia Gomes, uma das artistas brasileiras de maior reconhecimento internacional nas últimas décadas.

Sonia Gomes, Sem título, série Lugar para um corpo, 2014, 50 × 35 @ EstudioEmObra

Por meio de combinações entre tecidos, linhas, cordas, arames e materiais do cotidiano, Gomes constrói esculturas e instalações que ressignificam a tradição do fazer manual e estabelecem pontes entre corpo, território, ancestralidade e invenção.
O projeto parte de uma reflexão sobre o barroco brasileiro como testemunho do trabalho, da técnica e da arte de pessoas africanas e afro-brasileiras, destacando como a obra da artista condensa e atualiza essa herança no contexto contemporâneo.

Sonia Gomes, sem título, série Torção, 2005, 103 X 167 X 30 cm @ EstudioEmObra

Além das obras que compõem o percurso central da mostra, a exposição inclui uma sessão dedicada a tecidos, objetos e materiais do ateliê da artista, apresentando pela primeira vez em um espaço expositivo aspectos do seu processo criativo. Esses elementos revelam a origem de muitas escolhas que estruturam a prática de Sonia Gomes, aproximando o público da dimensão íntima e experimental do seu fazer.

Sonia Gomes, sem título, série Torção, 2012, 189 x 74 x 84 cm @ EstudioEmObra

Serviço:
Sonia Gomes – Barroco, mesmo
Pré-abertura: 13 de novembro de 2025, às 19h
Data: 14 de novembro de 2025 a 8 de fevereiro de 2026
Local: Instituto Tomie Ohtake (Av. Faria Lima 201 – Entrada pela Rua Coropé, 88 – Pinheiros – SP – Metrô mais próximo – Estação Faria Lima/Linha 4 – Amarela)

Sua opinião

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.