Tilda Swinton, Isabella Rossellini e Gwendoline Christie são as estrelas do Calendário Pirelli 2026

Com o título de “The Call”, o fotógrafo e diretor norueguês Sølve Sundsbø assina o Calendário Pirelli 2026, que explora a conexão entre o ser humano e a natureza. As estrelas da 52ª edição são a atriz escocesa Tilda Swinton, a atriz britânica Gwendoline Christie, a cantora e compositora FKA twigs, a atriz e cineasta ítalo-americana Isabella Rossellini, a campeã de tênis norte-americana Venus Williams, a estilista e ex-modelo inglesa Susie Cave (que já apareceu nas edições de Clive Arrowsmith de 1991 e de Helmut Newton de 1986, apresentada em 2014), a atriz italiana Luisa Ranieri, a modelo russa Irina Shayk, a modelo e atriz chinesa Du Juan (já presente no Calendário 2008 de Patrick Demarchelier), a top model tcheca Eva Herzigová (presente nas edições de 1996 de Peter Lindbergh e 1998 de Bruce Weber) e a atriz porto-riquenha Adria Arjona.

Eva Herzigova – Calendário Pirelli 2026 @ Sølve Sundsbø

Elas foram retratadas como encarnações simbólicas dos elementos naturais — terra, ar, fogo e água — mas também de forças mais intangíveis, como energia, éter e luz.

Gwendoline Christie – Calendário Pirelli 2026 @ Sølve Sundsbø

“Não quis ser demasiado literal, o Calendário não se limita aos quatro elementos tradicionais. Quis capturar emoções, instintos e estados de espírito que são centrais na vida humana. O anseio de liberdade, a curiosidade, a sede de conhecimento, poderíamos chamá-lo assim. Uma espécie de mistério, imaginação, paixão, o desejo de emancipação, a ligação com a natureza e a nossa relação com o tempo e o espaço. É uma forma de nos conectarmos com algo de onde viemos. Objetivos ambiciosos, mas quis tentar”.

Tilda Swinton – Calendário Pirelli 2026 @ Sølve Sundsbø

Sundsbø começou a fotografar em abril entre a praia de Holkham, em Norfolk, e a zona rural de Essex, continuando depois o trabalho em estúdio entre Londres e Nova York. E foi no estúdio que, como grande entusiasta da tecnologia e da experimentação, utilizou os sistemas 3D mais avançados para recriar as sugestivas paisagens de Essex e Norfolk — os pores-do-sol, as nuvens.

Irina Shayk – Calendário Pirelli 2026 @ Sølve Sundsbø

O fogo, a água — como pano de fundo das protagonistas de seu projeto. Cada personagem interpretou um elemento, contribuindo para a construção de seu próprio retrato junto com o fotógrafo, que capturou as emoções e as diferentes características físicas de cada uma.

Isabella Rossellini – Calendário Pirelli 2026 @ Sølve Sundsbø

“Eu quis fotografar mulheres maduras, com experiência e profundidade. Mulheres que respeito profundamente pelo que representam. Algumas delas eu já desejava fotografar há muito tempo, outras são rostos que eu já havia retratado e que quis reinterpretar.”

Sobre o fotógrafo

Luisa Ranieri – Calendário Pirelli 2026 @ Sølve Sundsbø

Sølve Sundsbø consolidou-se como um dos principais criadores de imagens do mundo. Ele fotografou algumas das imagens mais memoráveis e impressionantes dos últimos anos e conquistou respeito por sua visão intransigente e conceitos sobrenaturais, que muitas vezes questionam a percepção da realidade dos espectadores e impulsionaram a evolução da linguagem da moda para além da imagem estática. Sundsbø é famoso por sua versatilidade, tanto por sua mente aberta em relação às novas tecnologias, desde digitalização 3D até retoques pintados à mão, quanto pela amplitude de seu estilo.

Venus Williams – Calendário Pirelli 2026 @ Sølve Sundsbø

Nascido na Noruega em 1970, ele veio para Londres em 1995 para estudar fotografia no London College of Printing. Embora ainda more em Londres com sua esposa e quatro filhos, seu país natal continua a inspirá-lo, e a influência da estética norueguesa, límpida e natural, pode ser vista em muitas de suas fotos.
Suas colaborações comerciais resultaram em imagens e filmes icônicos criados para grandes marcas de moda e beleza, incluindo Bulgari, Cartier, Chanel, Estee Lauder, Giorgio Armani, Gucci, Guerlain, Hermes, Lancome, Louis Vuitton, Narciso Rodriguez, Prada, Thierry Mugler e Tom Ford.
Sundsbø é apaixonado por ver seu trabalho no contexto das revistas e já fotografou uma variedade de editoriais e capas pioneiras. Ele contribui regularmente para a Harper’s Bazaar Italia, i-D, Love, The New York Times Magazine, Numero, Perfect, Re-Edition, V, Vogue Italia e W.

História do Calendário Pirelli

Cara Delevingne – bastidores do Calendário Pirelli 2023, por Emma Summerton @Alessandro Scotti

“The Cal”™ nasceu como um projeto exclusivo da Pirelli UK Ltd, a subsidiária inglesa do grupo Bicocca, que trabalhava com ampla autonomia. De fato, foram os ingleses que, em busca de uma estratégia de marketing para superar a concorrência doméstica de outras empresas britânicas de pneus, em 1964 contrataram um fotógrafo, o inglês Robert Freeman, retratista dos Beatles, para dar vida, sob a direção de Derek Forsyth, a um projeto totalmente inovador para a época. Assim nasceu um produto editorial refinado e exclusivo, com valores artísticos e culturais que logo foram muito além do campo da moda e do glamour.

Calendário Pirelli 2018 Gigi Hadid @ Albert Waltson

Desde então, “The Cal”™ continua a marcar o passar dos meses, oferecendo — através das imagens dos fotógrafos mais aclamados do momento — uma leitura e uma interpretação dos costumes, muitas vezes antecipando novas tendências.
De 1964 a 2026, com algumas interrupções ao longo dos anos, foram publicadas 52 edições do Calendário Pirelli, realizadas por 41 fotógrafos.

Sua opinião

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.