Confira a programação da 76ª edição do Festival de Cinema de Berlim

O Festival de Cinema de Berlim revelou a seleção da competição de sua 76ª edição, que acontecerá de 12 a 22 de fevereiro de 2026, incluindo o esperado “Rosebush Pruning”, do brasileiro Karim Aïnouz, com Riley Keough (que substituiu Kristen Stewart), Callum Turner e Elle Fanning, além do mais recente longa de Channing Tatum, “Josephine.”
Esta edição marca o segundo ano sob a direção artística da jornalista estadunidense Tricia Tuttle, e sua programação mescla cineastas de prestígio internacional, cinema politicamente engajado e estudos de personagens íntimos, estrelas de primeira linha, ressaltando a crescente convergência entre o talento de Hollywood e diretores europeus voltados para premiações.

Rosebush Pruning (2026) @ divulgação

“Rosebush Pruning”, que também conta com Jamie Bell, Lukas Gage, Elena Anaya, Tracy Letts e Pamela Anderson, é um dos títulos mais comentados da competição. A sátira contemporânea, do diretor de “Motel Destino” e “Firebrand”, acompanha as relações fraturadas entre irmãos forçados a confrontar a verdade sobre a morte da mãe. Tuttle descreveu o filme como “um thriller distorcido sobre uma família privilegiada que se desfaz quando segredos sombrios vêm à tona.”
Outro aguardado que estreia na competição é “Josephine”, dirigido pela estadunidense Beth de Araújo e estrelado por Channing Tatum e Gemma Chan como pais de uma garota de oito, que testemunha acidentalmente um crime no Golden Gate Park.
O suspense psicológico, segundo longa de Araújo, terá estreia em Sundance e será um dos dois filmes a estrear internacionalmente na competição da Berlinale. Tuttle afirmou que é “uma história muito pessoal” para a diretora, que “captura o trauma e a impotência de uma família cuja sensação de segurança foi destruída.”

Gemma Chan e Channing Tatum em Josephine (2026) @ Getty

“At the Sea”, de Kornél Mundruczó, descrito como um “drama expansivo” conta com Amy Adams, que interpreta uma ex-dançarina lidando com identidade e trauma após a reabilitação. O cineasta húngaro é mais conhecido por “Pieces of a Woman” (2020), que rendeu à atriz Vanessa Kirby uma indicação ao Oscar.

Juliette Binoche estrela ao lado de Tom Courtenay em “Queen at Sea”, de Lance Hammer, uma delicada análise da demência, autonomia e devoção conjugal; e a estrela alemã Sandra Hüller (“Zona de Interesse”, “Anatomia de uma Queda”) lidera o drama de época “Rose”, de Markus Schleinzer, ambientado em uma vila protestante suspeita no início do século XVII.
A programação traz de volta vários veteranos da Berlinale, incluindo o diretor mexicano Fernando Eimbcke com o intimista “Moscas”, em preto e branco, sequência de “Olmo”; a duas vezes vencedora do Urso de Prata Angela Schanelec (“Music”, “I Was at Home, But”) com “Meine Frau weint” (“Minha Esposa Chora”); e o diretor turco-alemão İlker Çatak, cujo filme anterior “The Teachers Lounge” venceu prêmio no Panorama em 2023 e foi indicado ao Oscar. Ele retorna com “Gelbe Briefe” (“Cartas Amarelas”), que “explora os efeitos da opressão estatal crescente sobre um casal em Ancara,” segundo Stütz.
O cineasta senegalês Alain Gomis, vencedor do Urso de Prata em 2017 com “Felicité”, retorna com “Dao”, ambientado entre França e Guiné-Bissau, abordando família e herança.
A diretora alemã Eva Trobisch, cujo filme “Ivo” foi exibido na seção Encounters em 2024, apresenta “Etwas ganz Besonderes” (“Histórias de Casa”), com “roteiro multifacetado e excelente elenco que encarna a história de uma família alemã fraturada entre Leste e Oeste,” disse Tuttle.
Outros filmes aguardados incluem “We Are All Strangers”, terceiro e último longa da trilogia “Growing Up” do cineasta de Singapura Anthony Chen (“Ilo Ilo”, “Wet Season”), e “Soumsoum, la nuit des astres”, fábula mística de amadurecimento do chadiano Mahamat-Saleh Haroun, conhecido por “A Screaming Man”, vencedor do prêmio do júri em Cannes.
A animação também marca presença com “A New Dawn”, primeiro longa solo de Yoshitoshi Shinomiya, artista por trás de grandes obras de anime, incluindo o sucesso “Your Name” (2016).
Tuttle incluiu algumas surpresas na seleção, como o jazzístico “Everybody Digs Bill Evans”, do fotógrafo e documentarista Grant Gee, que retrata a vida interior do lendário pianista enquanto lamenta a perda de seu baixista e parceiro musical em um trágico acidente de carro. O filme britânico é estrelado por Anders Danielsen Lie, Bill Pullman e Laurie Metcalf.

A seção Perspectives, dedicada a primeiros longas, trará 13 filmes — com um 14º possivelmente sendo anunciado — incluindo a estreia na direção do ator Ashley Walters (“Adolescence”), intitulada “Animol”, com Stephen Graham no elenco, sobre jovens em uma instituição correcional. Também chama atenção “A Prayer for the Dying”, de Dara Van Dusen, um western estrelado por Johnny Flynn e John C. Reilly como um veterano da Guerra Civil e um xerife tentando salvar sua pequena cidade durante uma epidemia.
Como já anunciado, o filme de abertura será a comédia romântica “No Good Men”, da diretora afegã Shahrbanoo Sadat, e o celebrado diretor alemão Wim Wenders sucederá Todd Haynes como presidente do júri. Coprodução alemã, “No Good Men” se passa em uma redação de Cabul durante a era democrática, antes da volta do Talibã ao poder em 2021.
Após a edição passada ter nomes como Timothée Chalamet e Robert Pattinson apresentando filmes no Palast, o poder de estrelas deste ano estará distribuído por toda a programação — competição, Perspectives, Panorama e Galas Especiais — incluindo a estreia internacional do mockumentário “The Moment”, de Charli XCX, a estreia mundial do filme de vampiro “The Blood Countess”, com Isabelle Huppert, e o drama histórico “The Weight”, estrelado por Ethan Hawke e Russell Crowe.
A 76ª edição do Festival de Cinema de Berlim acontecerá de 12 a 22 de fevereiro de 2026.

Rose Byrne vence o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim 2025 @ Dirk Michael Deckbar

Ano passado, a atriz Rose Byrne venceu o Urso de Prata de Melhor Atriz por “Se Eu Tivesse Pernas, Eu te Chutaria”, que também rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia Musical. Seu nome é um dos cotados para entrar na lista do próximo Oscar 2026.

(Fonte: Variety)

Sua opinião

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.