Moda masculina: terno ou costume?

Terno
Terno
Você sabe a diferença entre terno e costume?
Terno é o conjunto de três peças: colete, a calça e o paletó. Costume é o famoso paletó + calça.
Homens exigentes que prezam pela sofisticação e fazem questão de esbanjar um look mais clássico e alinhado, exaltando formalidade e requinte ao mesmo tempo.
Vale lembrar que, antes de comprar um terno, deve-se pensar em sua utilidade: trabalho, ocasiões especiais ou eventualidades.
Zac Efron - Costume
Zac Efron – Costume
Veja algumas dicas que devem ser observados para não errar no uso desta peça-chave:
–  Aproveite o inverno para formar seu terno, use o colete como uma peça diferenciada. Não precisa ser do mesmo tom do costume, valorize o look.
– A gravata é item quase obrigatório para todas as ocasiões, salvo nos casual days, e happy hours. Seu simbolismo é a elegância.
– Para o trabalho e eventos diurnos o melhor são as cores cinza e marrom de claras e médias tonalidades, tal como o cinza claro à médio, bege, castor, fendi, etc. Já para eventos noturnos o preto e cores escuras são mais apropriados.
– Quanto aos botões, o modelo tradicional tem três, mas versões mais modernas podem vir com dois ou mesmo um botão. A regra é clara: mantenha sempre o último botão aberto.
– Ao se sentar desabotoe o terno, isso proporciona maior conforto e evita que o tecido amasse. Ao se levantar abotoe-o novamente.
– Quando o assunto são os bolsos, os externos devem sempre ficar livres de quaisquer objetos, para isso utilize os internos.
– As ombreiras da peça devem ser ajustadas conforme seu corpo. É nos ombros que está o apoio de todo paletó.
– A lapela pode ser estreita ou larga. A estreita deixa a silhueta longilínea, a larga confere características clássicas à peça. Sugerimos sempre o meio termo.
– Os sapatos de cor café caem bem com qualquer cor de costume, principalmente cinzas e marrons, exceto preto. Já os pretos funcionam melhores nos azuis e cinzas bem escuros.
– O uso de costumes sempre causa boa impressão em uma entrevista. Preto é inadequado para entrevistas, por ser uma cor austera, rígida demais e passar uma imagem inacessível e opressora, mas o terno não deve ser muito claro, para não causar o efeito contrário.