Artigo: Home Office reúne conforto, comodidade e tecnologia

Home Office (1)
Quem trabalha em casa convive com um ritmo de vida que inclui o barulho da campainha, a gritaria das crianças, empregados, latido do cachorro, entre outras interrupções pessoais. Parece que tudo isso não combina com o mundo dos negócios. Mas saiba que é perfeitamente possível e muito saudável encontrar o equilíbrio entre a intimidade da vida pessoal e o trabalho profissional. Para que isso ocorra, é importante criar um espaço de trabalho adequado, um home office, que reúna praticidade e conforto.
O ambiente deixou de ser considerado um luxo, e passou a ser fundamental em uma casa. Independente do tamanho do home office, ele deve obedecer algumas regras básicas. É importante que ele seja funcional, arejado, claro e aconchegante. Nunca podemos nos esquecer do tripé: estética, funcionalidade e bem-estar.
Em primeiro lugar, é preciso escolher o espaço reservado ao trabalho. Se a casa está sendo projetada, o importante é definir com o profissional o melhor espaço para o ambiente na planta. Se o imóvel estiver pronto, é preciso eleger um local independente, que não interfira no funcionamento da casa e na sua privacidade e que possibilite ao profissional, receber clientes em seu escritório. Este local pode ser um dormitório, já existente, uma sala, o quarto da empregada, um closet, ou mezanino.
Home Office (2)
A escolha dos móveis com desenho personalizado fica condicionada à atividade profissional, mas algumas coisas são indispensáveis, como computador, cadeira, gaveteiro e armário. A bancada ampla deve estar voltada para uma bela vista, ou um vaso com planta, que dá mais vida ao ambiente. O uso de sofás e estantes depende do espaço e pode incluir um canto agradável de leitura com uma bela luminária.
Cuidar da iluminação é fundamental para um ambiente de trabalho. Por isso a escolha de lâmpadas e luminárias deve ser criteriosa. A iluminação incandescente é a menos indicada porque esquenta o ambiente e cansa a visão. A melhor opção é a luz fria (lâmpadas fluorescentes), de cor branca e uma luminária de mesa, com lâmpada PL de leve tom amarelado.
Nas janelas, recomendo o uso de persianas, porque são mais práticas, fáceis de limpar e, no final, ainda oferecem um bom resultado estético. Para aqueles que desejam um ambiente de trabalho harmonioso e equilibrado, atenção especial à ventilação natural ou ao ar condicionado.
Home Office (3)
Outro cuidado é na hora da escolha das cores, que não devem ser muito escuras, pois diminuem o ambiente, deixando-o pesado. Mas não é proibido fazer uso de algum elemento de tom mais forte na decoração, embora os tons mais claros sejam os mais indicados.
(Artigo Colaborativo da designer de interiores Iara Kílaris)