Criada em 1962 nos Estados Unidos (New Jersey), a empresa Pantone ficou mundialmente conhecida por criar um sistema utilizado principalmente pela indústria gráfica para identificação, correspondência e comunicação de cores.
Isso foi muito importante, pois na tela do computador o sistema de cor é o RGB (Red, Green, Blue), enquanto o sistema de saídas de impressoras é o CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e Black), o que gerava grandes distorções de cores entre o que foi especificado e o que foi impresso.
As milhares de cores, apresentadas em leques, recebem numerações e são importantes para manter a integridade de reprodução destas em diferentes suportes. Foi uma forma de se regulamentar e evitar problemas com diferentes regulagens de impressoras, ploters e similares.
Além disso, num mundo globalizado, as empresas multinacionais puderam manter a sua comunicação visual homogênea graças ao guia Pantone. A grande maioria das agências de publicidade e brand design apoiam-se nesse catálogo para criar a identidade de seus clientes. É uma forma de se garantir a qualidade de reprodução.
Esse conhecimento e tecnologia acabaram expandindo-se para outras áreas, em especial a têxtil, beneficiando o design de interiores e moda. Também foi importante para indústrias químicas que produzem tintas e plásticos (para a produção de mobiliário, principalmente nas estampas. Geralmente os processos são independentes e por vezes não há como se acompanhar integralmente, assim, esse sistema contribui para que as cores de um determinado projeto (seja ele um banco ou um tecido para decoração) sejam fielmente reproduzidas da forma como foram concebidas.
Anualmente a Pantone apresenta “A Cor do Ano Pantone”. A definição dessa cor é baseada em pesquisas de tendências, observando-se os hábitos de consumo da sociedade, a economia global, o que a indústria de entretenimento está apontando como novidades (em filmes, música, televisão) entre outros índices e não demora muito para que todos os setores comecem a pulverizar essa cor em objetos e tecidos de decoração ou em desfiles de moda.
A cor de 2013


Pantone 17-5641 Emerald (verde esmeralda) é a cor do ano 2013. De acordo com Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, “Com a sua longa existência, a multifacetada Emerald continua a brilhar e fascinar. Simbolicamente, Emerald traz em si uma sensação de renovação, clareza e rejuvenescimento, que é tão importante no mundo complexo de hoje. Este tom poderoso e atraente universalmente, traduz facilmente a moda e os interiores com a casa. “





Um comentário sobre “Qual a importância do Pantone no universo da Moda e da Decoração?”
Os comentários estão desativados.