Um comentário sobre “O pé direito na arquitetura”
Os comentários estão desativados.
O pé direito – termo que define a altura entre o piso e o teto – é um grande aliado nos projetos arquitetônicos e pode ser um elemento transformador no resultado estético e funcional de uma casa, no que diz respeito à amplitude, luminosidade e circulação de ar.
Nos projetos que assino, é muito comum utilizarmos o pé direito duplo. Ele possibilita a criação de grandes vãos livres na parte térrea e mezaninos na parte superior da residência. Estes mezaninos ajudam a criar uma melhor circulação na área íntima dos quartos. Já os vãos livres proporcionam a integração dos ambientes e aumentam a sensação de amplitude dos espaços, deixando o projeto belo e agradável.
No que diz respeito ao apelo estético, é importante lembrar que nos projetos com estas características é possível usar nos espaços livres, as telas, objetos de arte, pedras, revestimento 3D (fotos ou materiais com volumetria), tecido e até mesmo papel de parede. Estes materiais proporcionam aconchego e sofisticação aos ambientes e imprimem uma identidade e personalidade ao projeto.
É importante lembrar que, ao utilizar este elemento arquitetônico devemos respeitar a proporção entre o tamanho do ambiente com a altura do pé direito. A utilização de áreas de proteção, conhecidas como guarda-corpo, é necessária para a segurança do imóvel e para a composição do projeto de interiores. O guarda-corpo pode ser de inox, madeira ou vidro e normalmente acompanha o material e o desenho do corrimão da escada.Os comentários estão desativados.
Republicou isso em Curiosidades na internet.
CurtirCurtir