Já pensou em ter uma laranjeira em um apartamento? Um pé de romã na varanda? Ou quem sabe um pé de pimenta na cozinha?Os pomares urbanos estão em alta e o número de pessoas interessadas em árvores frutíferas nas sacadas dos apartamentos ou nos quintais de casa vem aumentando.
Não é só no chão de terra batida que os pomares ganham espaço. Moradores de condomínios fechados se rendem à facilidade e ao lado lúdico de colher fruta no pé. É possível realizar projetos arrojados como a utilização de laranjeiras e romãzeiras em formato de bonsais.
Porém, não é necessário deixar a planta do tamanho das tradicionais miniaturas ocidentais, que servem apenas de inspiração. É possível desenvolver uma árvore frutífera em grandes vasos com boca quadrada de 40 X 40 centímetros, 50 X 50 e até 80 X 80 centímetros que comportam pequenas árvores medindo até um metro de altura.
Nos pomares urbanos de há jabuticabeiras, lichia, romãzeiras e laranjinha kinkan ((kinkan em japonês significa “laranja de ouro”). Geralmente são preferidas as variedades mais rústicas devido à facilidade de manutenção. E não importa se a árvore já está formada. Há casos do plantio em vaso de uma jabuticabeira de três metros de altura, em que recomendamos a rega diária. Sob seus galhos, bancos e poltronas dão um toque aconchegante e natural ao recanto.(Artigo da designer de interiores Iara kilaris)

Você precisa fazer login para comentar.