Pomares urbanos

Pomares Urbanos (1)Já pensou em ter uma laranjeira em um apartamento? Um pé de romã na varanda? Ou quem sabe um pé de pimenta na cozinha?
Os pomares urbanos estão em alta e o número de pessoas interessadas em árvores frutíferas nas sacadas dos apartamentos ou nos quintais de casa vem aumentando.
Não é só no chão de terra batida que os pomares ganham espaço. Moradores de condomínios fechados se rendem à facilidade e ao lado lúdico de colher fruta no pé. É possível realizar projetos arrojados como a utilização de laranjeiras e romãzeiras em formato de bonsais.
Porém, não é necessário deixar a planta do tamanho das tradicionais miniaturas ocidentais, que servem apenas de inspiração. É possível desenvolver uma árvore frutífera em grandes vasos com boca quadrada de 40 X 40 centímetros, 50 X 50 e até 80 X 80 centímetros que comportam pequenas árvores medindo até um metro de altura.
Pomares Urbanos (2)Nos pomares urbanos de há jabuticabeiras, lichia, romãzeiras e laranjinha kinkan ((kinkan em japonês significa “laranja de ouro”). Geralmente são preferidas as variedades mais rústicas devido à facilidade de manutenção. E não importa se a árvore já está formada. Há casos do plantio em vaso de uma jabuticabeira de três metros de altura, em que recomendamos a rega diária. Sob seus galhos, bancos e poltronas dão um toque aconchegante e natural ao recanto.
(Artigo da designer de interiores Iara kilaris)