Sophia Loren completa 84 anos

Única atriz italiana a ganhar o Oscar de Melhor Atriz falando na língua natal, Sophia Loren completou 84 anos na quinta-feira (20), mantendo o posto de uma última das grandes estrelas da ‘old Hollywood’.
Premiada pelo filme de 1961, ‘Duas Mulheres’, dirigido por Vittorio de Sica, em 1964, De Sica voltou a dirigi-la em ‘Matrimônio à Italiana’, atuando ao lado de outro astro internacional Marcello Mastroianni. O papel rendeu nova indicação ao prêmio americano. No mesmo ano, ambos também estrelaram ‘Ontem, Hoje e Amanhã’, que levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Em 1977, outro filme com a dupla concorreu ao mesmo prêmio, ‘Um Dia Especial’.
Transitando por papéis dramáticos, cômicos e românticos, Sophia teve uma carreira notável, atuando ao lado de alguns dos maiores astros de Hollywood, como Cary Grant (Tentação Morena, 1958), Clark Gable (Começou em Nápoles, 1960), Charlton Heston (El Cida, 1961), Gregory Peck (Arabesco, 1966), Marlon Brando (A Condessa de Hong-Kong, 1967, dirigida por Charles Chaplin), Peter O’Toole (O Homem de La Mancha, 1972) e Richard Burton (Viagem Proibida, 1974). Sua última aparição nas telas foi como mãe de Daniel Day-Lewis, em ‘Nine’, em 2009.

Sophia Loren Oscar 2009 @ Getty

Ela foi casada com o produtor Carlo Ponti por 50 anos (até sua morte em 2007), que rendeu dois filhos, Carlo Ponti Jr. e Edoardo Ponti. Numa entrevista em 2009, quando questionada sobre um novo casamento, respondeu:

Não, nunca mais. Impossível amar alguém mais’.

Em 1990, a Academia reconheceu sua importância para a história do cinema, dando-lhe um Prêmio Honorário. Na justificativa, afirmaram ‘um dos genuínos tesouros do cinema mundial, com uma carreira rica em atuações memoráveis, que brilhou tão intensamente, transformando sua carreira numa forma de arte’.
Dona de uma beleza incomparável e celebrada em todo o mundo, Sophia é uma verdadeira ‘Estrela de Cinema’, como poucas.