O Irmão Alemão – A mistura certa entre realidade e ficção

Coluna assinada pela Livreira Micaela Huertas – especial para o MONDO MODA

A primeira coisa que se descobre ao começar a leitura de O Irmão Alemão é a fascinante notícia de que Chico Buarque tem um irmão alemão. O fato é a base da trama e o único que temos certeza da realidade.
Há muitos outros elementos reais, como os nomes das personagens levemente disfarçados – Sérgio de Hollander, Francisco de Hollander – e o panorama histórico marcado pelo Holocausto e a ditadura brasileira. No entanto não se trata nem de um relato histórico nem de uma obra biográfica.
Revisitando o silêncio em torno da existência de um irmão desconhecido, Chico Buarque mistura com maestria realidade e ficção, fatos e memórias biográficas, gerando uma trama sobre família, suas relações e sentimentos.
Tudo se inicia com uma carta em alemão achada dentro de um livro do pai que leva Francisco, o professor Ciccio, a uma busca obsessiva pelo irmão desconhecido.

Livro O Irmão Alemão @ Acervo Pessoal de Micaela Huertas

Esta busca é permeada por lembranças de sua vida, de crescer a sombra do irmão mais velho, da constante necessidade de agradar ao pai e de não entendê-lo, da casa da família que é quase uma personagem anexa a figura do pai com suas paredes cobertas de livros.
Por outro lado os acontecimentos históricos transformam o dia a dia da família, trazendo incertezas e medos, principalmente com a repressão política, os protestos e as prisões do período.
É uma obra que nos faz querer engolir as páginas. Queremos saber sobre o irmão alemão, torcemos por Ciccio em sua busca e em sua relação conturbada com o pai. Cada acontecimento dá um passinho na direção final e é escrito com tanta destreza, de forma tão amarrada, que se torna impossível soltar o livro.
Companhia das Letras, 2014.
Valores – Novo R$ 38,00 | Usado R$ 13,50

Clique aqui para comprar.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.