Os (prováveis) filmes da corrida pelo Oscar 2022 (1a. Parte)

Ok. Oscar 2021 aconteceu há duas menos de duas semanas, mas a roda gira em Hollywood. Depois da mudança de datas neste ano, graças a pandemia do COVID-19, a 94ª edição dos Prêmios da Academia acontecerá no domingo, 27 de fevereiro na tradicional casa, o Dolby Theater.
Para concorrer, serão considerados filmes exibidos de 1 de março a 1 de dezembro de 2021. Alguns títulos foram lançados no Sundance Film Festival, em janeiro. Apesar da mudança (de maio a junho), o Festival de Cinema de Cannes é outro termômetro. Outros festivais, Veneza, Toronto e Nova York acontecerão em setembro.
MONDO MODA antecipa 10 filmes com chances de estar na corrida do Oscar 2022.

Annette” (Amazon) – Direção: Leos Carax | Roteiro: Ron Mael, Russel Mael | Elenco: Adam Driver e Marion Cotillard – Um polêmico comediante de stand-up e sua famosa esposa cantora de ópera tem uma filha com um inesperado dom.

Blonde” (Netflix) – Direção e Roteiro: Andrew Dominik | Elenco: Ana De Armas, Adrien Brody, Bobby Cannavale e Julianne Nicholson – Outra adaptação do romance de 700 páginas sobre Marilyn Monroe, escrito por Joyce Carol Oates. Em 2001, a rede CBS produziu uma minissérie estrelada por Poppy Montgomery. Para o longa, Naomi Watts e Jessica Chastain chegaram a ser cotadas para o papel, que caiu nas mãos da cubana Ana De Armas, que se destacou no filme ‘Entre Facas e Segredos’ (ganhou uma indicação ao Globo de Ouro de atriz coadjuvante).

Ana De Armas em Blonde (2021) @ Divulgação

Canterbury Glass” (New Regency) – Direção e Roteiro: David O. Russell | Elenco: Christian Bale, Margot Robbie, Robert De Niro Rami Malek, John David Washington, Zoe Saldana, Chris Rock, Anya Taylor-Joy e Andrea Riseborough. Jennifer Lawrence, Jamie Foxx e Angelina Jolie estavam cotados, mas saíram do projeto, em parte graças a pandemia do COVID-19. Filme de época sobre médico e advogada que formam uma improvável parceria. É a primeira grande produção para às telas depois que Anya Taylor-Joy levou o Globo de Ouro e o SAG de Melhor Atriz em Série Limitada por ‘O Gambito da Rainha’.

Anya Taylor-Joy nas filmagem de The Canteburry Glass @ Divulgação

C’mon, C’mon” (A24) – Direção e Roteiro: Mike Mills | Elenco: Joaquin Phoenix, Gaby Hoffmann, Woody Norman e Artrial Clark – Um artista (primeiro papel de Phoenix pós ‘Curinga’) leva sua querida sobrinha (Norman) para uma viagem através do pais.

C’mon_C’mon (2021) @ divulgação

The Courier” (Lionsgate) – Direção: Dominic Cooke | Roteiro: Tom O’Connor | Elenco: Benedict Cumberbatch, Rachel Brosnahan, Jessie Buckley – A trama acompanha Greville Wynne (Cumberbatch) um empresário britânico que é recrutado para trabalhar em um dos maiores conflitos da história da espionagem. Sob as ordens de uma espiã da MI-6 e da CIA (Brosnahan) ele irá formar uma parceria com o oficial russo Oleg Penkovsky (Ninidze) para tentar coletar dados de inteligência e assim prevenir uma guerra nuclear e impedir a Crise Cubana de Mísseis.

Cry Macho” (Warner Bros) – Direção: Clint Eastwood | Roteiro: Nick Schenk e N. Richard Nash | Elenco: Clint Eastwood, Dwight Yoakam, Fernanda Urrejola – Eastwood é um ex-astro do rodeio e criador de cavalos que, em 1978, aceita o trabalho de levar o filho de um ex-empregador para mante-lo longe da mãe alcoólatra. Atravessando a zona rural do México em seu caminho de volta para o Texas, a dupla enfrenta uma inesperadamente desafiadora jornada, durante a qual o cavaleiro cansado do mundo pode encontrar seu próprio senso de redenção ensinando ao menino o que significa ser um bom homem.

Don’t Look Up” (Netflix) – Direção e Roteiro: Adam McKay | Elenco: Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Cate Blanchett, Chris Evans, Timothée Chalamet, Jonah Hill, Mark Rylance e Ariana Grande. Sátira sobre O filme dois astrônomos (DiCaprio e Lawrence) de baixo escalão que embarcam em uma turnê pela mídia para alertar a humanidade sobre a aproximação de um asteroide que destruirá a Terra.

Don’t Look Up (2021) @ Netflix

Don’t Worry Darling” (New Line) – Direção: Olivia Wilde | Roteiro: Katie Silberman, Carey Van Dyke, Shane Van Dyke | Elenco: Florence Pugh, Harry Stiles, Olivia Wilde, Chris Pine, Dakota Johnson, Gemma Chan – Na década de 1950, Alice (Florence Pugh) é a dona de casa perfeita, vivendo numa comunidade utópica no deserto da Califórnia, junto com o seu marido Jack (Harry Styles). Escondendo suas frustrações, um dia descobre que sua realidade ‘não é bem como ela imaginava’.

Dune” (Warner Bros.) – Direção: Denis Villeneuve | Roteiro: Eric Roth, Jon Spaihts e Villeneuve, baseado no romance de Frank Herbert | Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh Brolin – No futuro distante, o duque Leto Atreides aceita governar o perigoso planeta deserto Arrakis, a única fonte da substância mais valiosa do universo, “Melange”, uma droga que prolonga a vida humana e fornece níveis acelerados de pensamento. Embora Leto saiba que a oportunidade é uma armadilha intrincada por seus inimigos, os Harkonnen, ele leva sua amante Bene Gesserit, Lady Jessica, filho e herdeiro Paul, e os conselheiros mais confiáveis para Arrakis, também conhecido como Duna. Leto assume o controle da operação de mineração de especiaria, que é perigosa pela presença de vermes da areia gigantes. Uma amarga traição leva Paul e Jessica aos Fremen, nativos de Arrakis que vivem no deserto profundo. Terceira adaptação da estória – a primeira foi um filme de 1994 de David Lynch e a segunda, uma série limitada em 2000 o Sci-Fi Channel.

Dune (2021) @ Divulgação

The Electrical Life of Louis Wain” (Amazon) | Roteiro: Will Sharpe | Roteiro: Sharpe e Simon Stephenson | Elenco: Benedict Cumberbatch, Andrea Riseborough, Claire Foy – O ‘Dr. Strange’ interpreta o artista britânico conhecido por seus desenhos, que caracterizavam antropomorfismo de gatos e gatinhos com grandes olhos. Aos 57 anos, sua vida e sua arte apresentavam sintomas de psicose. Passou os últimos 15 anos da vida em instituições psiquiátricas. Os retratos dos gatos que pintava, tomaram uma forma ameaçadora. Reveladores de seu estado psicótico são os olhos dos gatos, que miram fixamente com hostilidade, mesmo num de seus primeiros desenhos desta fase.

Claire Foy e Benedict Cumberbatch em The Electrical Life of Louis Wain @ divulgação