O que é o Dia Internacional da Mulher?

Há mais de um século, 8 de março é conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Sua origem se deve ao movimento operário feminino que ganhou reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU).
Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.
A proposta de tornar a data internacional veio da ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres, Clara Zetkin, que defendeu a ideia a Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, em 1910. Participavam 100 mulheres, de 17 países, que aprovaram por unanimidade.
A primeira celebração aconteceu na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, em 1911. Mas o Dia Internacional das Mulheres só foi oficializado em 1975, quando a ONU começou a comemorar a data.

Cara Zetkin @ Reprodução

Desta forma, a data se tornou uma comemoração dos avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia, enquanto suas raízes políticas significam que greves e protestos são organizados para aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero.
A proposta de Clara de criar um Dia Internacional das Mulheres não tinha uma data fixa. Ela só foi formalizada após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram “pão e paz” — e quatro dias após a greve o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.
A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano — e é quando é comemorado hoje.

Feriado

Marcha pelo Dia Internacional da Mulher @ Divulgação

O Dia Internacional das Mulheres é um feriado nacional em muitos países, incluindo a Rússia, onde as vendas de flores dobram no período.
Na China, muitas mulheres recebem meio dia de folga no 8 de março, conforme recomendado pelo Conselho de Estado.
Na Itália, o Dia Internacional das Mulheres, ou La Festa della Donna, é comemorado com a entrega de botões de mimosa. A origem desta tradição não é clara, mas acredita-se que tenha começado em Roma após a Segunda Guerra Mundial.
Nos EUA, março é o Mês da História das Mulheres. Todos os anos, um pronunciamento presidencial homenageia as conquistas das mulheres americanas.

(Fonte: BBB)