John Armleder é um ‘escultor’ de mobiliário

John Armleder (nascido em 1948 em Geneva) é um dos mais representativos artistas, pintor, escultor, crítico e curador suíço de sua geração. Filho dos proprietários do hotel de luxo Le Richemond, estudou na Ecole des Beaux-Arts e na Glamorgan Summer School (na Grã-Bretanha). Ele é representa dos movimentos Neodadaísmo, Arte Conceptual e Neo Minimalismo;

Sem Título, Furnitue Sculpture – John Armleder – Galleria Catherine Issert

Com cinco décadas de carreira, seu trabalho é baseado em seu envolvimento com Fluxus nas décadas de 1960 e 1970, quando criou peças de arte performática, instalações e atividades de arte coletiva que foram influenciadas por John Cage.

Poltronas John Armleder @ Artnews

Fluxus foi uma comunidade de artistas, compositores, designers e poetas unidos em artes experimentais de diferentes formas e disciplinas.

Furniture Sculpture 1980-1990 – Museu Rath, Genève @ Divulgação

Em 1986, Armleder representou a Suíça na Bienal de Veneza. Em 2004, ganhou uma retrospectiva no centro de exposição Kunsthalle Zürich, que viajou para a Filadélfia, Pensilvânia, EUA. No inverno de 2006-2007, outra retrospectiva com todas as suas obras aconteceu no Museu de Arte Moderna (Mamco) em Geneva. Em abril de 2013 suas obras estiveram no Dairy Art Centre, em Londres.