O Livro Branco – Henrique Rodrigues

O Livro Branco @ Acervo Micaela Huertas

Artigo assinado pela livreira Micaela Huertas

Se ao ler o título você lembrou imediatamente do Álbum Branco dos Beatles, saiba que está completamente certo. Henrique Rodrigues é o idealizador e organizador deste livro de contos inspirados nas músicas do quarteto.
São 20 textos de autores brasileiros que puderam escolher a música inspiração e transformá-la em literatura. Nem todos os nomes são conhecidos do grande público, o que é bom para descobrirmos novos autores nacionais. Além do próprio organizador, participam da obra nomes como Márcia Tiburi, Lúcia Bittencourt, Fernando Molica e Zeca Camargo. Ao final temos ainda um bônus track, com Nelson Motta em um texto autobiográfico falando de sua experiência como fã.
Comprei o livro porque achei a ideia incrível e confesso que minha expectativa era enorme. Carta marcada, ter grande expectativa é pedir pra se decepcionar.

O Livro Branco @ Acervo Micaela Huertas

Fui gostar de um conto só no quarto, “…love behind…” de André Moura, que conta a estória de um casal que se separa às vésperas das bodas de ouro. Com uma discussão toda permeada por lembranças embaladas pelas músicas dos Beatles, eles vão traçando o caminho que percorreram juntos e fez com que o amor acabasse. É lindo!
Mas a maioria dos contos se centrou mais na estética do texto do que em contar alguma história.
Uma crítica que faço há algum tempo aos autores brasileiros. Parece que todo mundo se deixou influenciar demais por Leminski e Arnaldo Antunes, sonhando com poesia concreta. No final é só um monte de malabarismo brincando com a língua e o gráfico do texto, sem se preocupar realmente com conteúdo.
Mesmo assim o livro vale a pena, afinal em 19 contos não tem como não achar aquele que vai te tocar.
Li todos ouvindo a música tema para me colocar no clima, experiência que indico. Além disso, o texto final de Nelson Motta é delicioso de ler.
Novo: R$ 24,60
Usado: a partir de R$ 8,00

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.