
Post assinado pela chef Jocielly Bobinsky
Simples, delicados e muito poderosos! Os cogumelos são alimentos versáteis, funcionais e que podem harmonizar com as mais diversas receitas do dia a dia. Em seus mais inúmeros tipos (que se diferenciam por formatos, tamanhos, cores, sabores e aromas) eles também se destacam pelos benefícios que trazem à saúde.
Boa proteína com pouca gordura está longe de ser o único trunfo do grupo. Há um baita potencial antioxidante – bacana para a prevenção de doenças crônicas – escondido nesses alimentos. Cogumelos aumentam saciedade.

O consumo de cogumelos aumentou bastante nos últimos anos no Brasil e eles ganharam popularidade e mais espaço nos cardápios. Um dos motivos para o crescimento do consumo no Brasil é o fato do veganismo e do vegetarianismo ter aumentando consideravelmente, já que os cogumelos são fontes de proteína para esse grupo de pessoas — apesar de terem menos deste macronutriente do que as leguminosas, por exemplo, a qualidade é alta e a digestibilidade facilitada nesse grupo de alimentos. Outra questão relevante para esse aumento é a utilização dos cogumelos nos pratos orientais, que conquistaram o gosto popular.
Os cogumelos podem possuir diferentes formas, tamanhos e cores. Eles fornecem proteínas, fibras, minerais e vitaminas que contribuem para o bem-estar do organismo. Por isso, proporcionam diversos benefícios para a saúde.

Ao que parece, os cogumelos só estão experimentando agora no Brasil o apreço que há séculos desfrutam em outros cantos do mundo. Eles já tiveram até apelo sagrado, como sugerem representações gravadas em templos e sarcófagos do Egito Antigo, há 4 600 anos – eram tão especiais que se destinavam apenas aos faraós. Entre os chineses, então, possuíam aura de remédio, inclusive por propriedades que até os dias de hoje são aclamadas, como o reforço à imunidade. Mas nem mesmo essa fama e tantos atributos fizeram o alimento cair no prato dos brasileiros.
Os mais consumidos no Brasil são o champignon, o shimeji, o shiitake, o portobello e do sol.
Confira receita
200g de cogumelos frescos
1 dente de alho esmagado
2 colheres de sopa de óleo vegetal
sal e pimenta a gosto
1 colher de sopa de suco de limão
Ervas frescas de sua preferencia
Lave bem e seque os cogumelos com um papel toalha. Corte no sentido do comprimento em fatias de espessura média. Coloque o suco de limão e reserve.
Em uma frigideira grande aqueça o óleo e frite rapidamente o alho temperando com uma pitadinha de sal. Quando o alho estiver douradinho acrescente as fatias de cogumelos e deixe fritar mexendo delicadamente.
Se você quiser pode acrescentar ervas frescas ou secas na frigideira enquanto os cogumelos estão fritando. A princípio os cogumelos vão liberar água, e depois secam. Quando a água secar e eles começarem a ficar dourados, estão prontos para servir.

Você precisa fazer login para comentar.