Para a estreia de Maximilian Davis na Ferragamo na Semana de Moda de Milão SS23, o designer revela um novo amanhecer para a marca: um renascimento de sua história em Hollywood.
“Eu queria prestar homenagem ao início de Salvatore trazendo a cultura de Hollywood – mas a nova Hollywood”, explica Davis. “Sua facilidade e sensualidade; seu pôr-do-sol e o nascer do sol”.

Esta nova linguagem de luxo mistura a clareza contemporânea com a pureza do drapeado florentino: uma homenagem ao lar da casa. A elegância etérea se materializa através de malhas, seda líquida e camadas de organza, mas aparece fundamentada por sandálias de camurça tiradas da realidade renascentista, e o fascínio tangível dos acessórios lustrados.

O glamour lânguido e à beira-mar da nova Hollywood é subvertido em couros brilhantes, ajustes de segunda pele e micro shorts.

Elementos essenciais do dia-a-dia – tops, golas polo, leggings – parecem quase perversos em sua simplicidade. Malhas sem esforço são amplas para revelar a pele por baixo, ou tão finas que parecem translúcidas. Até roupas de noite estão imbuídas de despreocupação.

Com base nos brilhantes sapatos vermelhos que Ferragamo fez para Marilyn Monroe em 1959, a coleção aparece repleta de cristais: as marcas de brilho e glamour de Hollywood refratadas novamente.

A alfaiataria transforma os clássicos tropos masculinos dos executivos dos anos 80 em um guarda-roupa moderno: de proporções perfeitas, alta qualidade refinamento formado a partir de tecidos muitas vezes reservados para roupas femininas.

O smoking está impregnado de uma nova energia: camisa cortada em organza de seda e popelina de algodão; colarinhos ou mangas retiradas. A bolsa Wanda – introduzida pela primeira vez em 1988 e com o nome da esposa de Salvatore – é reinterpretada em novas e elegantes proporções, enquanto uma bolsa de ombro prismática carrega uma sensação de modernidade minimalista.

As formas orgânicas são traduzidas com precisão linear. O novo salto Elina está nitidamente definido, enquanto o ressurgimento de uma bolsa recortada, agora realizado em couro envernizado com um interior de lona contrastante, ecoa as formas onduladas da joalheria escultural.

Lenços flutuantes parecem aerodinâmicos; as estampas de arquivo reduzidas, redesenhadas e reimaginadas. Drapeadas em novas formas, elas revitalizam os códigos de formação do DNA Ferragamo.

Uma paleta extraída de Rachel Harrison’s Sunset Series coloriu estampas em degradê e malhas tingidas à mão; do branco óptico ao índigo profundo, amarelo-manteiga suave ao azul celeste.

Um novo Pantone vermelho codifica formalmente a tonalidade icônica da marca, dominantemente visível em todo o e dentro do espaço do desfile, colorindo a areia que cobre o piso.

O desfile aconteceu no palácio do ex-seminário do Arcebispo de Milão, que foi encomendado por São Carlos Borromeo no século 17 e permanece considerado um modelo histórico da arquitetura barroca e neoclássica. Agora o tema de um projeto de conservação e renovação, o Seminário em breve receberá o hotel Portrait Milano e um novo destino no coração de Milão com butiques, restaurantes e um espaço de jardim.

Você precisa fazer login para comentar.