Os vencedores do Globo de Ouro 2023

De volta ao jogo, depois da sucessão de polêmicas, a associação da imprensa estrangeira em Hollywood promoveu a 80ª edição do Globo de Ouro na terça-feira, 10 de janeiro. Numa noite de emoções e reconhecimentos tardios, “Os Fabelmans” e “Os Banshees de Inisherin” foram os eleitos como Melhor Drama e Melhor Musical ou Comédia.
O primeiro citado também garantiu o terceiro prêmio de Melhor Diretor ao veterano Steven Spielberg por sua obra semi-biográfica, que certamente é seu melhor momento em muitos anos. Por aqui, o filme estreia na quinta-feira, 12 de janeiro.
O ótimo filme irlândes também rendeu os prêmios de Melhor Roteiro para Martin McDonagh e Ator em Filme Musical ou Comédia para Colin Farrell.
Falando em atuações, Cate Blanchett ganhou seu terceiro Globo de Ouro por sua sensacional atuação no filme “TÁR”, sobre uma poderosa maestra alemã que vê sua carreira de sucesso ruir quando uma ex-assistente comete suicídio. É uma composição milimetricamente construída em pequenos detalhes. Não é atuação para ganhar Oscar, que raramente valoriza atuações discretas.
Por outro lado, Austin Butler levou o prêmio de Melhor Ator em Drama pelo exuberante e grandioso filme “Elvis”. Apesar das liberdades (e limitações) artísticas da obra, a atuação de Austin se destacou.

Michelle Yeoh levou o Globo de Ouro 2023 de Melhor Atriz em Comédia ou Musical @ Getty_02

Abrindo o campo dos reconhecimentos tardios, a veterana malaia Michelle Yeoh levou o prêmio de Melhor Atriz em Musical/Comédia. Foi sua primeira indicação em 40 anos de carreira. É a segunda atriz de origem asiática a ganhar um Globo de Ouro. A primeira foi Awkwafina por “A Despedida”. Sua vitória garantiu um comunicado de felicitações do Primeiro Ministro da Malásia Fahmi Fadzil afirmando “é uma grande honra para nosso país”.

Angela Bassett vence Globo de Ouro 2023 como atriz coadjuvante por Pantera Negra Wakanda para Sempre @ Mario Anzuoni – Reuters

Outra veterana, Angela Bassett garantiu seu segundo Globo de Ouro pela poderosa atuação em “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”. Ela quebrou um recorde: é a primeira vez que o estúdio Marvel ganha um prêmio de atuação. Em 1984, Angela foi premiada por sua atuação como Tina Turner em “Tina”.
Eleito o Melhor Ator Coadjuvante por “Tudo Ao Mesmo Tempo em Todo Lugar”, o ator vietnamita He Ku Quan garantiu o momento ‘Come Back’. Quando criança, ele estrelou “Indiana Jones e o Templo da Perdição” (1985) e “Os Goonies” (1986), porém, por falta de oportunidades, ficou fora das telas por 20 anos. Nesse período, ele atuou como dublê.

TELEVISÃO

Já nos prêmio para a televisão, “House of Dragon” (HBO), “Abbott Elementary” (Star+) e “The White Lotus” (HBO Max) foram os grandes destaques da noite ao vencerem como Melhor Drama, Melhor Musical/Comédia e Melhor Série Antológica.

“Abbott Elementary” também garantiu os prêmios de Melhor Atriz (Quinta Brunson) e Ator Coadjuvante (Tyler James Williams). Foi bacana ver o querido astro de “Todo Mundo Odeia o Chris” ter seu talento reconhecido.
A segunda temporada da ótima “The White Lotus: Sicily” garantiu os prêmios de Melhor Série Limitada ou Antológica e Atriz (Jennifer Coolidge). Alias, Jennifer é dona de dois momentos hilários na premiação, principalmente quando anuncia a vitória de Jesse dizendo: “And the Oscar goes to… No, No, Wait!  Golden Globes!”. Horas depois, sobe ao palco para o melhor discurso de vitória, ao reconhecer os lixos que eram seus filmes anteriores!

https://youtu.be/a77orymzRBw

Confira todos os vencedores:

Melhor Ator Coadjuvante: Ke Huy Quan (Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo)
Melhor Atriz Coadjuvante: Angela Bassett (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre)
Melhor Ator Coadjuvante em Série Drama ou Comédia: Tyler James Williams (Abbott Elementary)
Trilha Sonora: Babylon (Justin Hurwitz)
Canção Original: “Naatu Naatu” do filme RRR
Melhor Ator em Série Comédia: Jeremy Allen White (O Urso)
Melhor Atriz em Série Comédia: Quinta Brunson (Abbott Elementary)
Melhor Atriz Filme Comédia: Michelle Yeoh (Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo)
Melhor Ator Filme Comédia: Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin)
Melhor Ator Filme Drama: Austin Butler (Elvis)
Melhor Animação: Guillermo del Toro’s Pinocchio
Melhor Atriz em Série Dramática: Zendaya (Euphoria)
Melhor Atriz Coadjuvante em Série: Julia Garner (Ozark)
Melhor Atriz em Drama: Cate Blanchett (TÁR)
Melhor Filme Internacional: Argentina, 1985 (Argentina)
Melhor Roteiro: Martin McDonagh (Os Banshees de Inisherin)
Melhor Direção: Steven Spielberg (Os Fabelmans)
Melhor Ator Coadjuvante em Filme Para TV ou Minissérie: Paul Walter Hauser (Black Bird)
Melhor Atriz Coadjuvante em Filme Para TV ou Minissérie: Jennifer Coolidge (The White Lotus)
Melhor Atriz em Série Limitada, Antológica ou Minissérie: Amanda Seyfried (The Dropout)
Melhor Ator em Série Limitada, Antológica ou Minissérie: Evan Peters (Dahmer: Um Canibal Americano)
Melhor Série Limitada, Antológica ou Minissérie: The White Lotus
Melhor Ator em Série Dramática: Kevin Costner (Yellowstone)
Melhor Série Musical ou Comédia: Abbott Elementary
Melhor Série Dramática: House of the Dragon (HBO)
Filme Comédia ou Musical: Os Banshees de Inisherin
Filme Dramático: Os Fabelmans