Granola é saudável?

Coluna assinada por @chefjocielibobinski

Sempre que falamos de algum alimento surge a clássica dúvida: mas será que isso faz bem mesmo para a saúde?
E com certeza você já deve ter feito essa pergunta em relação a granola, afinal, ela é sempre associada a alimentação saudável e a diversos benefícios para a saúde. Mas será que ela é tudo isso mesmo?
Composta basicamente por cereais integrais, sementes, castanhas e frutas, a granola é realmente tudo isso e muito mais. Seu consumo garante diversos benefícios para a saúde, principalmente no que diz respeito ao funcionamento do trânsito intestinal, combatendo a prisão de ventre, já que é um alimento rico em fibras. Além disso, dependendo da forma como é consumida, também pode auxiliar no processo de ganho de massa muscular, melhora da aparência da pele e aumento da energia e a disposição para as atividades do dia-a-dia.

Granola @ divulgação

Os cereais integrais são ricos em nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio, fósforo, proteínas, carboidratos, fibras, além de antioxidantes (substâncias que protegem as células).
Também está associado ao menor risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer. Além disso, as fibras presentes na granola promovem saciedade, auxiliam no controle da glicemia e redução do colesterol e junto com os antioxidantes, mantém o intestino saudável, por isso, capriche no consumo de água para ajudá-la as fibras a fazerem o seu trabalho.
As sementes, castanhas e frutas presentes, também contribuem com minerais como zinco, selênio e magnésio, essenciais para a imunidade.
Para fazer escolhas mais nutritivas é sempre importante ler e comparar as listas de ingredientes e as tabelas nutricionais.
Granola saudável é aquela que contém uma rica quantidade de fibras e baixa quantidade de açúcar.
A granola preparada em casa é mais saudável do que a industrializada, já que estas contém açúcares, sal, gorduras e outros componentes que podem não ser tão saudáveis para a saúde.

INGREDIENTES

3 xícaras (chá) de aveia em flocos grandes
½ xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente
½ xícara (chá) de amêndoas picadas grosseiramente
¼ de xícara (chá) de semente de girassol
¼ de xícara (chá) de semente de abóbora
½ xícara (chá) de uva-passa branca
½ xícara (chá) de mel
¼ de xícara (chá) de óleo
1 ½ colher (chá) de canela em pó
1 ½ colher (chá) de gengibre em pó
3 bagas de cardamomo
1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200º C (temperatura média).
No pilão, bata levemente o cardamomo para abrir as bagas e retirar as sementes. Bata bem as sementes, até que fiquem moídas.
Numa tigela grande, misture a aveia com as castanhas, as sementes, as especiarias e o sal. Junte o óleo e o mel e mexa bem com a espátula para envolver todos os ingredientes.
Numa assadeira grande, de preferência antiaderente, coloque a granola e espalhe bem com a espátula, formando uma camada uniforme. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos ou até a granola ficar dourada – na metade do tempo, mexa com uma espátula para assar por igual.
Retire do forno e misture as uvas-passas na granola ainda quente. Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de servir ou armazenar (se não estiver usando uma assadeira antiaderente, transfira a granola para uma travessa, isso evita que ela grude na assadeira ao esfriar).