A origem do bacalhau

Artigo assinado por @chefjocielibobinski

Artigo assinado por @chefjocielibobinski

Os pioneiros na pesca do bacalhau foram os vikings que, na falta do sal, deixavam o peixe a secar ao ar livre, dispostos nos barcos.
Mas deve-se ao povos Bascos, que habitava as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, do lado da Espanha e da França, o comércio do bacalhau. Os bascos conheciam o sal e existem registros de que já no ano 1000, realizavam o comércio do bacalhau curado, salgado e seco.

Foi na costa da Espanha, portanto, que o bacalhau começou a ser salgado e depois seco nas rochas, ao ar livre, para que o peixe fosse melhor conservado.
Os portugueses descobriram o bacalhau no século XV, na época das grandes navegações. Precisavam de produtos que não fossem perecíveis, que suportassem as longas viagens, que levavam às vezes mais de três meses de travessia pelo Atlântico.
Fizeram tentativas com vários peixes da costa portuguesa, mas foram encontrar o peixe ideal perto do Pólo Norte. Foram os portugueses os primeiros a ir pescar o bacalhau na Terra Nova (Canadá), que foi descoberta em 1497. Existem registos de que em 1508 o bacalhau correspondia a 10% do pescado comercializado em Portugal.
O bacalhau foi imediatamente incorporado aos hábitos alimentares e é até hoje uma de suas principais tradições. Os portugueses tornaram-se os maiores consumidores de bacalhau do mundo, chamado por eles carinhosamente de “fiel amigo”. Este termo carinhoso dá bem uma idéia do papel do bacalhau na alimentação dos portugueses.
Durante séculos, o bacalhau não era visto como um alimento de primeira categoria. Em 1790, distribuiu-se o seu consumo social, espacial e culinariamente pela cidade de Lisboa, integrando-se nos hábitos alimentares das classes média e alta.
Assim, o peixe passou a ser consumido por aristocratas, médicos, estrangeiros e ricos que habitavam as zonas do Bairro Alto, do Príncipe Real e da Estrela. A Casa Real chegou, inclusive, a ter os seus fornecedores próprios, durante os séculos XVIII e XIX. Já nas colónias ele sempre foi ligado a cultura da metrópole, e um peixe mais nobre e caro, por ser um produto alimentício importado.
No Brasil hábito de comer bacalhau veio com os portugueses, já na época do descobrimento. Mas foi com a vinda da corte portuguesa, no início do século XIX, que este hábito alimentar começou a se difundir. Data dessa época a primeira exportação oficial de bacalhau da Noruega para o Brasil, que acontecey en 1843.

Bacalhau à Gomes de Sá
ingredientes
4 batatas grandes
4 ovos
500 gramas de bacalhau (dessalgado)
2 cebolas cortada em rodelas
2 folhas de louro
Azeite a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
3 dentes de alho picados
Azeitonas pretas a gosto

Modo de preparo

Coloque as batatas e os ovos para cozinhar. Elas devem ficar por 30 minutos (mas não podem ficar muito moles) e os ovos por 15 minutos;
Assim que as batatas estiverem cozidas, descasque, corte em rodelas, tempere com sal, frite (dos dois lados) em uma frigideira com um pouco de azeite e reserve;
Em uma panela com água fervente, adicione o bacalhau dessalgado e deixe por 5minutos
Retire ele, deixe esfriar, retire as espinhas, a pele e desfie;
Em uma frigideira, em fogo médio, coloque as folhas de louro e refogue a cebola até ficar transparente;
Acrescente o sal, a pimenta, o alho, o bacalhau desfiado e misture bem;
Deixe refogar um pouco, retire as folhas de louro e desligue o fogo;
Em uma assadeira, regue o fundo com um fio de azeite e faça camadas alternadas: uma de batata, uma de bacalhau, mais uma camada de batatas, mais uma de bacalhau e finalize com uma camada de batatas com os ovos cozidos cortados e azeitonas pretas;
Leve ao forno preaquecido a 180 ºC por cerca 15 minutos.