
Post assinado pela @chefjocielibobinski
A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI.
No hemisfério norte Essas festas eram realizadas como forma de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita(início das colheitas era feita no mês de junho).
A festa é realizada em volta das fogueiras desde antigamente para simbolizar a proteção contra maus espíritos e para agradecer a prosperidade das plantações e da farta colheita.
As comemorações realizadas por diferentes povos pagãos europeus começaram a ser cristianizadas a partir do momento em que o Cristianismo se consolidou como a principal região do continente europeu. Assim, a festa originalmente pagã foi incorporada ao calendário festivo do catolicismo.

Essa foi uma prática comum da Igreja Católica. Para facilitar a conversão dos diferentes povos pagãos. A cristianização da festa está diretamente relacionada ao estabelecimento de comemorações de importantes figuras do catolicismo entre as quais se destacam Santo Antônio (homenageado dia 13 de junho), São João (dia 24)e São Pedro (dia 29).
Durante as festas juninas no Brasil, são realizadas danças típicas, como as quadrilhas. Em todas as regiões, o produto utilizado para preparar as guloseimas da festa é basicamente o mesmo: o milho. Pipoca, canjica, pamonha, bolo de milho e curau são algumas das iguarias servidas.
Há também outras comidas com nomes bem peculiares, como mané pelado, pé de moleque, maçã do amor e cachorro-quente. Nesse universo, destaca-se também o quentão, uma espécie de chá feito com gengibre, canela e pinga.
Além do Brasil, as celebrações da Festa Junina são notáveis em diversos países. Reino Unido, França, Itália, Portugal, Espanha, Noruega, Estados Unidos, Porto Rico, Canadá e Austrália são alguns exemplos de lugares que celebram essas tradições.

Pamonha de forno
1 lata de milho (sem a água)
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de Óleo
1 unidade de ovo
200 ml de leite de coco (um vidrinho)
1/2 caixa de leite condensado
50 g de coco ralado (um pacotinho)
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento;
Bata até ficar bem homogêneo;
Adicione o fermento e mexa delicadamente até ficar bem misturado;
Despeje em uma forma untada e enfarinhada;
Leve para assar em forno preaquecido, 180ºC, por cerca de 40 minutos ou até dourar;
Na hora de servir, você pode salpicar canela em pó por cima.

Você precisa fazer login para comentar.