O modelo Tiny House na CASACOR São Paulo 2023

Pequenas casas. É assim, em tradução livre, que se define o movimento do morar que vem se popularizando desde 2008 pelo mundo.
Com o objetivo de oferecer praticidade ao dia a dia, o estilo Tiny House vem se fortalecendo e muito além de uma morada reduzida, a filosofia por trás do modelo tem viés social, econômico e filosófico, que pode ser vista de perto na CASACOR São Paulo 2023, que acontece até 06 de agosto.
Confira abaixo os ambientes criados pelos arquitetos da 36ª edição da mostra paulistana e aprenda a recriar o estilo minimalista e sustentável.

Quintino Facci Arquitetos | Morada da Alma

2023 CASACOR SP Morada da Alma – Quintino Facci Arquitetos @ divulgação

Desenvolvida pelo arquiteto Quintino Facci e sua equipe, a tiny house de 49m² explora a relação entre o corpo humano e a arquitetura em ambientes que buscam proporcionar equilíbrio físico e mental.
Materiais com toque aconchegante, como madeira e tecido, e a iluminação indireta estrategicamente posicionada, conferem conforto para os sentidos.
Minimalista, a decoração exibe paleta neutra e mobiliário autoral brasileiro, com algumas peças desenhadas pelo escritório especialmente para a mostra.

Rafa Zampini | Casa Almar

2023 CASACOR SP Casa Almar – Rafa Zampini @ divulgação

Fruto de anos de pesquisa, o bangalô de 36m² de Rafa Zampini é uma solução de casa modular desmontável no estilo tiny house.
Sustentável por princípio, o projeto abraça conceitos como wabi-sabi e minimalismo, traduzidos em texturas e cores neutras, para sugerir um jeito de viver leve, descomplicado e voltado ao bem-estar.
A estrutura de alumínio revestida de madeira de reuso dá forma a suíte e estar integrados, copa e banheiro, além de varanda com banheira e chuveirão. É a estreia do arquiteto na CASACOR.

Ricardo Caminada e Tota Penteado | Cabana Ri.To

2023 CASACOR SP Cabana Ri.To assinada por Ricardo Caminada e Tota Penteado @ Henrique Padilha

Descansar, recobrar as energias e renovar as conexões afetivas estão entre as atividades imaginadas para acontecer na tiny house de 44m² dos arquitetos Ricardo Caminada e Tota Penteado.
Tons naturais permeiam o living-dormitório, a cozinha gourmet na varanda e o banheiro. Peças com identidade, como a tela da artista visual Paula Klien, os bordados de Marcelo Tambasco, o tapete produzido com garrafas PET recicladas, além de cerâmicas e objetos que carregam marcas do tempo, enriquecem o visual do ambiente.