Nos dias 23 e 24 de setembro, a Rua 25 de Março, em São Paulo, será palco do primeiro Festival da Lua Chinês. O evento acontecerá a partir das 10h, com programação cultural gratuita, além de diversas opções gastronômicas.
Durante primeira edição do festival, será possível conhecer um pouco mais da cultura chinesa através das apresentações típicas, como: Dança do Dragão e do Leão, Dança Tradicional Chinesa “Pandeiro”, dança contemporânea, entre outras. Entre as artes marciais, são esperados Tai Chi Chuan, Kung Fu e outras modalidades. Concertos, canto individual e apresentação da Banca Chinesa também estão no cronograma de atrações culturais.

O Festival da Lua Chinês ainda terá oficinas oferecidas gratuitamente para o público do evento pelo Instituto Confúcio, tais como: Técnica tradicional de pintura chinesa, “墨吹” (mò chuī), Técnica chinesa de arte em corte de papel, conhecida como “jianzhi” (剪纸), “Origami chinês” ou “zhezhi” (折纸) e Caligrafia chinesa, chamada (书法), que se pronuncia como “shūfǎ”.
Simultaneamente às oficinas, haverá sessões de auriculoterapia, método terapêutico que se baseia no princípio de que a orelha representa um feto de cabeça para baixo, considerando que pontos específicos no pavilhão auricular podem ser chaves para o tratamento de diversas doenças. As sessões serão ministradas por alunos da Faculdade de Medicina Chinesa EBRAMEC.
Realizado há mais de três mil anos na China, Festival da Lua Chinês também é conhecido como Festival do Meio do Outono, porque acontece no 15º dia do oitavo mês do calendário lunar, e essa é uma data especial para as tradições chinesas e outros povos asiáticos, marcando a chegada do outono e a colheita de outubro. A festividade é familiar e repleta de decoração com lanternas coloridas, e não pode faltar o Bolo da Lua -símbolo tradicional da celebração.

Você precisa fazer login para comentar.