Instituto Artium celebra os 90 anos de Michelangelo Pistoletto

O Instituto Artium de Cultura inaugura a exposição Terzo Paradiso – uma seleção de obras de Michelangelo Pistoletto no dia 29 de novembro. A mostra é parte de uma série de exposições do artista em curso pelo mundo, em celebração aos seus 90 anos de idade, que ocorrem em Paris (Palais d’Iéna), Abu Dhabi (Louvre Abu Dhabi) e Turim (Castello di Rivoli).
A exposição é gratuita e fica em cartaz até 03 de março no palacete histórico do Artium na Rua Piauí, 874 – Higienópolis, São Paulo – SP.

Michelangelo Pistoletto @ divulgação

Maior expoente do movimento artístico Arte Povera há quase 20 anos, o trabalho de Michelangelo Pistoletto é dedicado ao que chamou de Terceiro Paraíso – uma reconfiguração do símbolo do infinito que dá nome à mostra. Nas extremidades, a natureza e o artificial, no centro, a inserção de um círculo que simboliza abertura, criação, uma proposta de práticas para uma transformação responsável da sociedade. Emblemática desse recorte, o símbolo Terzo Paradiso estará na exposição especialmente pensado para ser integrado à cultura brasileira com coloridas fitinhas do Senhor do Bonfim.
Quatro obras da série Color and Light, iniciada em 2014, também estão contempladas neste recorte e abordam temas que atravessam toda a obra do artista – desde sua formação e primeiras pinturas, até uma prática conceitual aprimorada durante décadas de sua carreira artística.

Sobre o artista

Michelangelo Pistoletto nasceu em Biella (Itália), em 1933. Em 1962, ele criou suas primeiras Pinturas com Espelho, com as quais rapidamente alcançou reconhecimento internacional. Ele é considerado um dos precursores e protagonistas da Arte Povera, com seus Minus Objects (1965-1966) e a Vênus dos Trapos (1967), esta última destruída por um incêndio criminoso em Nápoles em julho deste ano.
A partir de 1967, realizou ações fora dos espaços de exposição tradicionais, que foram as primeiras manifestações da “colaboração criativa” que ele desenvolveria nas décadas seguintes, reunindo artistas de diferentes disciplinas e setores cada vez mais amplos da sociedade.
Na década de 1990, ele fundou a Cittadellarte, em Biella, colocando a arte em relação com as diferentes esferas do tecido social para inspirar e promover uma transformação responsável da sociedade.
Ele recebeu inúmeros prêmios internacionais, incluindo o Leão de Ouro, pela Trajetória de Vida, da Bienal de Veneza, em 2003, e o Prêmio da Fundação Wolf em Artes, pela carreira consistentemente criativa como artista, educador e ativista, em 2007. Em 2013, o Museu do Louvre, em Paris, sediou sua exposição individual Michelangelo Pistoletto, Année 1 – Le paradis sur terre. No mesmo ano, ele recebeu o Praemium Imperiale de pintura em Tóquio. Em 2022, seu último livro, La Formula della Creazione (A Fórmula da Criação), foi publicado pela Cittadellarte Edizioni. Suas obras podem ser encontradas em todos os principais museus de arte contemporânea.
Serviço
Terzo Paradiso – Michelangelo Pistoletto
Período expositivo: 29 de novembro de 2023 a 03 de março de 2024.
Horário de funcionamento: Quarta a sexta de 12h às 18h | Sábados e domingos: 10h às 18h | Segundas e terças: fechado.
Local: Instituto Artium de Cultura (Rua Piauí, 874 – Higienópolis, São Paulo – SP)
Entrada gratuita