Como foi a Semana Design Campinas 2023

Reflexões sobre o futuro do design, uma busca pela conexão emocional entre as pessoas e seus espaços de moradia, trabalho e convívio e a utilização de ferramentos inovadoras (ou assustadoras, depende do ponto de vista), como a inteligência artificial ou a neurociência aplicada à arquitetura foram os motes da Semana Design Campinas 2023, que aconteceu entre 06 a 14 de novembro.
O evento contou com 15 conteúdos envolvendo 21 marcas e a participação de mais de 1000 profissionais da arquitetura e design de interiores de Campinas e Região Metropolitana.

Semana Design – Campinas 2023_Abertura_253_(06-11-2023) @ Guilherme Gongra

Conexão emocional entre pessoas e projetos

À medida que a tecnologia avança, os profissionais do design exploram novas formas de integrar elementos emocionais e sensoriais em cada aspecto do ambiente construído, criando espaços que não apenas acomodam, mas também nutrem e inspiram.
O livro “Histórias de Casa – o morar com afeto”, lançado durante o festival, com a palestra de Bruna Lourenço e Paula Passini, enfatizoui a importância de projetarmos espaços reais, habitáveis e funcionais. Na palestra “Briefing Sensorial”, a colunista da Revista Casa Vogue, Lilian Santos, falou sobre a importância de entender as emoções das pessoas diante de projetos.
No talk “Gerar valor à vida das pessoas”, o designer Jader Almeida, o head de comunicação da marca, Alexandre Maydana, e o diretor da flagship de Campinas, Alexandre Silveira, falaram sobre escolhas para um bom posicionamento de marca, que traga legado aos profissionais do segmento e valor aos clientes. O conteúdo contou com a participação do publicitário Lenine Faria, curador e organizador da Semana.

Tecnologia a serviço do morar

Semana Design – Campinas 2023_Abertura_047_(06-11-2023) @ Guilherme Gongra

No manifesto “Sonhar Design”, apresentado no Design Open Day, os coordenadores do Istituto Europeo de Design, falaram de inteligência ancestral à inteligência artificial. Já Danni Couto, também professora do IED, na palestra “Neuroarquitetura e Cores”, abordou os avanços técnicos no campo das neurociências e sua aplicação na arquitetura e no design.

Tendências no radar dos profissionais

2023 Semana Design Campinas – Artzzi @ Guilherme Gongra

A necessidade de manter a criatividade e ousar como forma de expressar sentimentos e emoções, tão comuns na moda de vestuário, têm se refletido também nas casas. O tema foi explorado por Ila Rosete, na palestra “Conexões Estéticas – a sinergia entre arquitetura, design de interiores e moda no Salone del Mobile Milano”, que explorou a interseção entre arquitetura, design de interiores e moda.

Sustentabilidade sob os mais diversos ângulos

A sustentabilidade também foi abordada no Design Open Day, no talk “Design e Sustentabilidade”, com Esther Schattan, Carol Tilkian, Mariana Moraes e Stefan Schattan. O bate-papo trouxe reflexões de como a arquitetura e o design podem diminuir seu impacto ambiental, além de outros pontos de vista sobre o tema, como afetividade e ética empresarial.

História do mobiliário e da arquitetura brasileira

2023 Semana Design Campinas – Artzzi @ Guilherme Gongra

Além desses temas, tão complexos e enriquecedores para os profissionais que diariamente buscam inspirações na melhor criação dos espaços, a Semana Design também apresentou parte de seus conteúdos com a história do mobiliário e da arquitetura brasileiras. Afinal, conhecer as raízes culturais, as influências regionais e as mudanças ao longo das décadas não apenas informa o presente, mas também inspira inovações futuras.
A palestra “Sergio Rodrigues em Brasília: interiores modernistas das décadas de 50 a 80”, pelo autor e professor da UnB, Marcelo Mari, relembrou momentos importantes da consolidação de Sergio como um dos mais respeitados designers do Brasil.
Na palestra “Olhar o design moderno brasileiro como arte”, o renomado fotógrafo Ruy Teixeira, autor do livro “Horizonte ampliado – design moderno brasileiro”, trouxe um panorama da recente valorização da produção brasileira de móveis, presente em galerias e coleções de arte nacionais e internacionais.

Palestra, exposição de arte e artesanato

2023 Semana Design Campinas – Artzzi @ Guilherme Gongra

Além das palestras oficiais, a Semana Design Campinas promoveu conteúdos independentes de alto nível. Na palestra “O que constitui um bom design atualmente e sua evolução futura”, a jornalista Mônica Barbosa defendeu que o futuro não é algo abstrato e intangível, mas que se constrói no presente.
Adriana Yazbek abordou temas envolvendo cor, luz e sustentabilidade, elementos que utiliza nos projetos em seu ateliê de arquitetura e cenografia. Durante toda a Semana Design, houve a exposição de Fernanda Naman, com as séries da carreira da artista: ”Desejos”, “Paisagens Silenciosas” e “Floating”.
O evento foi finalizado com o webinar “O protagonismo do artesanato brasileiro”, com Sonia Quintella de Carvalho e convidados. Nele, falou-se sobre a valorização do produto artesanal brasileiro.

Para o organizador e idealizador do projeto, Lenine Faria, a Semana trouxe conteúdos de alto nível e contou com grande envolvimento por parte dos profissionais. “Passado, presente e futuro se encontraram nesta edição, fortalecendo ainda mais o mercado regional de arquitetura e design”, conclui Lenine.