A personagem Luna (Giovana Cordeiro) da novela global “Fuzuê” apresentou ao grande público o conceito da Biojoia. Novela é uma obra popular e exibida em TV aberta e raramente acessa assuntos e pautas que fogem do lugar comum.

Biojoias, também conhecidas como joias naturais ou ecojoias, são acessórios desenvolvidos a partir de materiais orgânicos encontrados na natureza, como madeiras, sementes, folhas, galhos, etc. Garrafas de plástico e alumínio de latinhas descartados também podem ser consideradas como biojoias.
Elas passam por processos próprios e únicos para se transformar em colares, brincos, pulseiras, braceletes, anéis, broches, bolsas, cintos e botões.

No caso da madeira, a partir do croqui do acessório, é feita a escolha do tipo de madeira. Em seguida, ela passa por maquinários específicos, como serra de bancada, serra de fita, furadeira de bancada, lixadeira de bancada, lixadeira orbital e lixa d ́água. O acabamento pode ser feito com cera de abelha, verniz, óleo mineral ou à base de água.

Para a produção de um colar, a peça será combinada com cordões ou fios de couro ou camurça (ou vegan suede), correntes ou aros de metal (ouro, prata, ródio, aço, alumínio, ferro, latão, etc), fitas de tecido ou rendas. Também pode acompanhar pedrarias (ABS, Acrílicos, Plástico, Chaton, Cristal, Naturais, Pérolas e Strass), murano, cerâmica (crua ou trabalhada), bolas de madeiras, búzios do mar, etc.

Além de lindas e únicas, as peças ainda são biossustentáveis, feitas a partir de técnicas artesãs que existem há anos que também são importantes atividades para diversas comunidades, como os povos originários, por exemplo.

Você precisa fazer login para comentar.