CASACOR SP 2024 – Livraria Os Sertões do Saber

“O sertanejo, antes de tudo, é um forte… E o sertão é um paraíso”. Clássica frase do livro ‘Os Sertões’, de Euclides da Cunha, inspirou o projeto da arquiteta Marina Salomão na 37ª CASACOR São Paulo, que tem as raízes e histórias brasileiras envolvidas em sua concepção.

CASACOR 2024 Sertões do Saber @ Rafael Renzo

Ao longo dos 68 m² de extensão da livraria, desde a entrada com portas metálicas envidraçadas, até seu interior e o depósito oculto, Marina projetou um lugar que exerce um papel comercial, mas que, ao mesmo tempo, abraça o visitante como se fosse um grande living. Não só a definição do layout e da iluminação, como a seleção dos materiais, mobiliário e objetos decorativos, convidam as pessoas a relaxarem e aprofundarem no universo da leitura.

CASACOR 2024 Sertões do Saber @ MCA Estúdio

Conectado ao tema da edição de 2024, “Do presente, o agora”, o projeto oferece ao visitante não apenas um rico acervo a ser adquirido, mas a forma tão inerente que a leitura propicia às pessoas: a desconexão, mesmo que temporariamente, do tempo presente para a busca pelo conhecimento.

Layout e mobiliário priorizam a fluidez

CASACOR 2024 Sertões do Saber @ Rafael Renzo

Acolhimento e reflexão são dois pontos focais do projeto, em que os 68 m² são trabalhados de forma integrada, mas sem deixar de oferecer pequenos recantos de leitura, mais reservados, capazes de elevar a sensação de conforto e a busca por introspecção.
Estratégico, o layout dispõe de grandes estantes do piso ao teto, ocupando as laterais, e móveis centrais orgânicos, soltos e sob medida, tornando a circulação fluida e dinâmica. “Enquanto o sofá de formato circular é um convite ao conforto, a poltrona revestida de couro permite um momento de contato com elementos do sertão nordestino”, explica Marina.

Materiais que evocam a ancestralidade no presente

CASACOR 2024 Sertões do Saber @ Rafael Renzo

Marina foi meticulosa na escolha dos materiais da livraria Sertões do Saber. Visando a melhor experiência do visitante, desde a entrada, ela conseguiu fazer com que cada elemento ajudasse a contar as histórias do projeto. Um dos destaques é o grande pilar central revestido em sisal, vindo do sertão da Bahia, que convida ao toque. “A leveza desse revestimento apresenta uma gostosa textura e proporciona contato com elementos utilizados na arquitetura tradicional do sertão”, adiciona a profissional.

CASACOR 2024 Sertões do Saber @ Rafael Renzo

O uso da madeira é outra aposta, misturando diferentes tons e texturas em móveis prontos e sob medida. Esse material molda as grandes estantes, estruturadas com desenhos mais arredondados e de maneira despojada, contendo nichos de tamanhos díspares. A madeira também dá forma ao móvel que abraça o pilar e o oferece espaços extras para a exposição dos livros.

Livros saem das prateleiras e tons surpreendem

CASACOR 2024 Sertões do Saber @ Rafael Renzo

A paleta do espaço é suave e acolhedora, com tons que vão desde o bordô ao cinza claro, em contraste ao linho trabalhado nos tapetes. Essa combinação proporciona um clima acalentador e convidativo, preparado para explorar o espaço e relaxar. Já os revestimentos com sisal artesanal e couro remetem às construções tradicionais dos sertanejos, onde os elementos feitos manualmente e as vestimentas usadas no período foram retratados no livro de Euclides da Cunha. “A aposta no bordô, presente nas paredes, reforça a identidade e a compreensão de que para entender um povo é necessário conhecer sua história”, acredita Marina.

CASACOR 2024 Sertões do Saber @ Rafael Renzo

O ambiente foi concebido e finalizado a partir da literatura, que também aparece como elemento decorativo. Em uma das criações de Zilah Garcia, em evidência na parede, a artista reuniu folhas de livros dos sertões garimpados de títulos de sebos. “A escolha de dar às páginas dos livros outra notoriedade surgiu a partir de analisar meus próprios gostos para literatura e decidir trazê-los para a CASACOR”, conta a arquiteta.

SERVIÇO
CASACOR São Paulo 2024
Data: de 21 de maio a 28 de julho
Horário de funcionamento do evento: Terça a Sábado das 12h às 22h | Domingos e Feriados das 11h às 21h
Local: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073
Valores totais dos ingressos: R$111,00 (inteira) e R$ 56,00(meia entrada)