“São Paulo, Meu Amor” celebra a urbanidade na obra de Rodolpho Tamanini Netto

A @galeriajacquesardies apresenta a exposição “São Paulo, meu amor”, com 22 obras de Rodolpho Tamanini Netto, sob a curadoria de Jacques Ardies. A mostra explora a relação do artista com São Paulo, exaltando sua urbanidade e apresentando a cidade como uma metrópole vibrante e monumental.

TAMANINI_Vista do Parque Ibirapuera – 70×90 – 2004 @ divulgação

Reconhecido no segmento da arte popular, o artista paulistano retrata a cidade que o inspira e captura em traços detalhados e simétricos, revelando um olhar sensível sobre o que considera os ícones culturais e naturais de sua terra natal.
Nas séries, Tamanini destaca pontos centrais da metrópole, como o Pátio do Colégio, a Catedral da Sé e o Largo São Francisco. Suas obras também retratam a arquitetura eclética de marcos como o Teatro Municipal e o Mosteiro de São Bento, além do edifício do Banespa. A cidade ganha vida em sua forma mais autêntica, sem abstrações, mas com um detalhamento que reflete a precisão e o olhar apaixonado do artista pelo patrimônio urbano paulistano.

TAMANINI_Segunda na cidade – 50×70 – 2007 @ divulgação

Outros elementos contemporâneos da cidade, como o vão do Masp e o circuito de Interlagos, ampliam a perspectiva de Tamanini sobre São Paulo, assim como locais que representam o diálogo entre a cultura e a modernidade paulistana, a exemplo da Pinacoteca e do Museu do Ipiranga. A presença de espaços verdes, como o Parque Ibirapuera e a Serra da Cantareira, bem como o Pico do Jaraguá e as águas da represa de Guarapiranga, oferece equilíbrio à urbanidade e convida o público a ver a cidade em uma visão integrada e diversa.
Horário: Terça a sexta-feira, das 10h às 17h30 / Sábado, das 10h às 16h
Anote: Galeria Jacques Ardies (Rua Morgado de Mateus, 579 – Vila Mariana, São Paulo, SP)