Há um ano, nesta época, “Oppenheimer” era o nome que todo mundo sabia que seria o vencedor no Oscar 2024 – assim como aconteceu como “Tudo ao Mesmo Tempo em Todo Lugar” em 2023. Porém, este é um ano atípico.
Faltando um mês e alguns dias para a cerimônia do Oscar 2025, não existe um título que alguém possa afirmar com toda certeza que seja o favorito a Melhor Filme.
Em principio, as 13 indicações de “Emilia Pérez” – obra não falada em inglês com mais nomeações na história da Academia – poderiam indica-lo como o Favorito, porém, ele se tornou o mais amado pela indústria ao mesmo tempo em que virou o mais odiado na internet.

Outros indicados, como “Anora”, “O Brutalista”, “Conclave”, “A Substância” e “Wicked” levam pequenas vantagens como potenciais escolhidos, porém, “Duna: Parte Dois”, “Um Completo Desconhecido”, “Nickel Boys” e “Ainda Estou Aqui” não estão descartados.
Fato: depois de alguns anos em descrédito (2021, 2022, 2023 e 2024), a edição 2025 do Globo de Ouro marcou o renascimento das cinzas da premiação. As mudanças adotadas deram resultado. Ela voltou a ser considerada relevante.

Entre os destaques: a vitória de Fernanda Torres como Melhor Atriz em Drama, derrotando as estrelas/celebridades Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet. O mundo quis saber quem era aquela atriz desconhecida no mercado internacional que venceu as vencedoras do Oscar (sem esquecer que Pamella Anderson também concorria). As reações dos brasileiros nas redes sociais também chamaram muita atenção.

Outro grande momento foi a narrativa construída a partir do discurso feito por Demi Moore no seu agradecimento pela vitória como Melhor Atriz em Comédia/Musical. Muito bem escrito, ele apontou várias questões que todo mundo sabe sobre a indústria, principalmente o Etarismo. Foi o renascimento de uma artista – que fez muito sucesso na década de 1990, contudo, por uma série de fatores, foi descartada por Hollywood.

Impossível não se lembrar do que aconteceu com as vitórias de “Emilia Pérez” como Melhor Filme Comédia/Musical, Filme Internacional e Canção Original. Se a obra já estava recebendo uma chuva de críticas, desde então, tornou-se o filme mais polêmico dos últimos anos no cinema. Amado e odiado, “Emilia Pérez” é o grande assunto da temporada.
Chances de vitória de cada indicado ao Oscar 2025 de Melhor Filme
Até 02 de março (dia do Oscar), temos as cerimônias do Critics Choice (07/02), PGA (Sindicato dos Produtores, 08/02), DGA (Sindicato dos Diretores, 08/02), BAFTA (16/02) e SAG Awards (Sindicato dos Atores, 23/02) pela frente!
Mesmo assim, no cenário atual, seguem algumas previsões do que pode acontecer:
Anora – Seis indicações (Melhor Filme, Diretor, Atriz, Ator Coadjuvante, Roteiro Original e Montagem) – Chance de vitória: Roteiro Original – Vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2024, um dos mais premiados das associações de críticos e também o favorito do Sindicado dos Roteiristas. Porém, saiu do Globo de Ouro sem qualquer vitória.

O Brutalista – Dez Indicações (Melhor Filme, Diretor, Ator, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Roteiro Original, Trilha Sonora, Fotografia, Desenho de Produção e Montagem) – Chances de vitória em Diretor (Brady Corbet), Ator (Adrien Brody), Fotografia e Trilha Sonora. É um nome que está à um passo a frente dos outros depois das três vitórias no Globo de Ouro, apesar da questão envolvendo o uso de Inteligência Artificial, com o uso do software Respeecher que aprimorou os sotaques húngaros de Adrien Brody e Felicity Jones. Lembrando que uma das principais pautas da greve do Sindicato dos Atores era exatamente esta questão.

Um Completo Desconhecido – Oito Indicações (Melhor Filme, Direção, Ator, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante, Roteiro Adaptado, Figurinos e Som) – Chances de vitória: nenhuma, porém, Timothée Chalamete pode surpreender, principalmente pela indicação de James Mangold na categoria Melhor Diretor, dando maior visibilidade ao filme.

Conclave – Oito Indicações (Melhor Filme, Ator, Atriz Coadjuvante, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora, Figurinos, Desenho de Produção e Montagem) – Chances de vitória: Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem. Venceu o Globo de Ouro em Roteiro, a obra surpreendeu pelo afiado elenco, cenário arrebatado, uma trama muito bem amarrada e um final surpreendente. Pode surpreender.

Duna: Parte Dois – Cinco Indicações (Melhor Filme, Fotografia, Desenho de Produção, Som e Efeitos Visuais) – Chances de vitória: Efeitos Visuais. A maior bilheteria do ano passado (U$ 714 milhões em todo o mundo) não foi suficiente para convencer aos acadêmicos que o filme era algo mais do que um filme de fantasia muito bem produzido.

Emilia Pérez – 13 Indicações (Melhor Filme, Diretor, Atriz, Atriz Coadjuvante, Roteiro Adaptado, Filme Internacional, Trilha Sonora, Canção Original, Fotografia, Maquiagem e Cabelo, Som e Montagem) – Chances de vitória: Filme Internacional, Melhor Atriz Coadjuvante (Zoe Saldaña) e Canção Original. Adorada pela indústria, odiada na internet, a produção francesa falada em espanhol se tornou o alvo da vez, principalmente quando a protagonista Karla Sofia Gáscon se transformou na maior vítima de todos os ataques transfóbicos jamais vistos até então. É o primeiro nome na lista dos preferidos como Filme Internacional, porém, “Ainda Estou Aqui” ganhou inesperado impulso com a indicação na categoria principal. Também têm chances como Melhor Atriz Coadjuvante para Zoe, que ganhou o Globo de Ouro na categoria. É a preferida do Critics Choice, SAG e BAFTA, mas o nome de Ariana Grande não pode ser desconsiderado. Também tem chances de vitória em Melhor Canção para “El Mal”.

Ainda Estou Aqui – Três Indicações (Melhor Filme, Atriz e Filme Internacional) – Chances de vitória: Melhor Atriz para Fernanda Torres e Filme Internacional. Ponto a favor: Fernanda tem a melhor atuação feminina entre as indicadas. Sua vitória no Globo de Ouro foi histórica. Seu desempenho é num filme dramático – gênero que a Academia adora. Pontos contra: não foi indicada ao Critics Choice, BAFTA e SAG Awards, é uma estrangeira, atua num filme não falado em inglês (Sophia Loren ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 1962 pela atuação em “Duas Mulheres”, atuando em italiano e Marion Cotillard venceu em 2008 por “Piaf”, atuando em francês), virou pauta numa matéria no site Deadline com uma denúncia sobre a prática de Blackface há 17 anos num quadro do programa Fantástico (que na mesma matéria ela se desculpa) e, concorre com Demi Moore (A Substância), a favorita. Se a onda de protestos contra “Emilia Pérez” continuar neste ritmo, “Ainda Estou Aqui” tem chances a vencer como Filme Internacional.

Nickel Boys – Duas Indicações (Melhor Filme e Roteiro Adaptado) – Chance de vitória: Melhor Roteiro Adaptado.

A Substância – Cinco Indicações (Melhor Filme, Direção, Atriz, Roteiro Original e Maquiagem e Cabelo) – Chances de vitória: Melhor Atriz e Melhor Maquiagem e Cabelos – Como explicado, Demi é a dona da narrativa da temporada. Considerada uma ‘atriz menor (popcorn actress)’ – palavras de produtores nos anos de 1990, ela amargou décadas no ostracismo, tornando-se célebre unicamente pelas demonizações faciais. Com seu papel de Elizabeth Sparkles, sua carreira foi revitalizada. Representa ‘a volta’ de uma famosa estrela do passado que finalmente recebeu o reconhecimento merecido. Mesmo assim, ela precisará enfrentar o preconceito da Academia como gênero ‘terro corporal’. Vitórias no Critics Choice, BAFTA e SAG Awards aumentam – e muito – suas chances de vitória.

Wicked – Dez Indicações (Melhor Filme, Atriz, Atriz Coadjuvante, Trilha Sonora, Figurinos, Desenho de Produção, Maquiagem e Cabelo, Som, Montagem e Efeitos Visuais) – Chances de vitória: Melhor Figurino, Desenho de Produção e Som. Musical adorado pelos estadunidenses, o filme foi muito bem nas bilheterias (U$ 717 milhões). As estrelas (Cynthia Erivo e Ariana Grande) concorrem como Melhor Atriz e Melhor Coadjuvante. A ausência do nome de Jon M. Chu nas listas do Oscar de Melhor Diretor, assim como do Sindicato da categoria, foi um banho de água fria nas chances das duas.


Você precisa fazer login para comentar.