A fala equivocada de Karla Sofia Gascón sobre a equipe de Fernanda Torres

Na noite de quarta-feira (29), o jornal Folha de S. Paulo publicou uma entrevista com a atriz espanhola Karla Sofía Gascón, realizada durante um evento de imprensa no Brasil da produção francesa, que aconteceu na terça-feira, 21 de janeiro.
Ela insinuou que a equipe de Fernanda Torres teria feito críticas a ela e a “Emilia Pérez” — ambas estão concorrendo na categoria de Melhor Atriz no prêmio, assim como seus filmes competem como Melhor Filme e Filme Internacional.

“Eu, em nenhum momento, falei mal de Fernanda Torres ou de seu filme, mas vejo muitas pessoas que trabalham no ambiente de Fernanda Torres que falam mal de mim e de “Emilia Pérez”. Isso fala mais deles e de seu filme do que do meu”, disse a atriz.

A fala repercutiu na internet, com vários usuários alegando que Gáscon teria infringido duas das seis regras do Oscar. Agora, as pessoas estão se perguntando se a declaração polêmica da atriz pode levar a uma possível anulação da indicação ao prêmio.
De acordo com as regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS, em inglês), responsável pela concessão da estatueta, existe uma cláusula que regula a comunicação entre os filmes elegíveis e seus talentos no que se refere à campanha pelo prêmio.

“Membros, empresas cinematográficas e indivíduos diretamente associados a um filme elegível devem estar cientes do impacto que suas comunicações públicas podem ter, direta ou indiretamente, na promoção de um filme, performance ou conquista, bem como no processo de premiação.”

  1. Além disso, são estabelecidas as seguintes normas em relação a essas ações:
  2. Você pode incentivar outros a assistir aos filmes;
  3. Você pode elogiar filmes e conquistas;
  4. Você não pode compartilhar suas decisões de voto em nenhum momento;
  5. Você não pode discutir suas preferências de voto e as preferências de voto de outros membros em fórum público. Isso inclui comparar ou classificar filmes, performances ou conquistas em relação ao voto. Isso também inclui falar com a imprensa de forma anônima;
  6. Você não pode tentar incentivar outros membros a votar ou não votar em qualquer filme ou conquista;
  7. Você não pode fazer lobby diretamente com outros membros ou de forma que fuja das normas promocionais para promover um filme, performance ou conquista.

Ao sugerir (sem provas) que a equipe de Fernanda Torres, ou seja, a Sony Pictures Classics, estaria conduzindo uma campanha difamatória contra Sofía Gascón e Emilia Pérez, ela estaria violando a norma número 5: “não pode tentar incentivar outros membros a votar ou não votar em qualquer filme ou conquista“.

O mesmo regulamento também inclui uma cláusula sobre penalidades e descumprimento das regras, na qual a Academia afirma que, “caso qualquer atividade promocional seja considerada uma violação dessas normas, poderá adotar medidas corretivas ou impor penalidades para proteger a reputação e a integridade do processo de premiação“.
Segundo o que ela informa, membros, empresas e indivíduos associados a filmes elegíveis devem ter cuidado com suas comunicações públicas, como entrevistas e redes sociais, para não influenciar indevidamente o processo de premiação.

Fernanda Torres e Karla Sofia Gascón @ Instagram

As declarações de Sofía Gascón poderiam estar infringindo essas normas. No entanto, nas redes sociais, foi levantada a possibilidade de que ela não tenha cometido a infração, já que o dia de imprensa ocorreu em 21 de janeiro, dois dias antes do anúncio das indicações.
Na noite desta quarta-feira (29), a atriz se retratou das acusações publicamente em entrevista à Variety:

“Nos meus comentários recentes, eu estava me referindo à toxicidade e ao discurso de ódio violento nas redes sociais, algo que, infelizmente, ainda vivencio. Fernanda tem sido uma aliada incrível.”

Ou seja, o famoso: “Não foi bem assim… ”

Karla Sofia Gascon e Fernanda Torres no tapete vermelho do Globo de Ouro 2025 @ Getty Images

Karla Sofía Gascón corre o risco de ter sua indicação ao Oscar por “Emilia Pérez” desclassificada?

Caso a Academia decida aplicar uma punição a Gascón pelo ocorrido, existem diferentes níveis de medidas que podem ser adotadas. Tais como:

  1. Suspender ou revogar privilégios de correspondência e comunicações;
  2. Revogar privilégios de comparecer a eventos da Academia;
  3. Desqualificar um filme, performance ou conquista para consideração de prêmios;
  4. Rescindir uma indicação ao Oscar;
  5. Revogar privilégios de voto;
  6. Suspender a filiação à Academia;
  7. Expulsar um membro da Academia.

No entanto, segundo Waldemar Dalenogare,  membro do Critics Choice Association, em entrevista à CNN, no contexto da fala da atriz, não existe a possibilidade de desclassificação. “Até pelo fato de ela ter rapidamente retirado as acusações”, afirmou.
Ele também destacou que as regras da Academia preveem que questões de baixa gravidade possam ser resolvidas internamente. “Acredito que é isso o que vai acontecer. No máximo, uma nota para a equipe informando que a situação foi avaliada, sem a necessidade de um comunicado oficial”, acrescentou.
Apesar disso, Dalenogare acredita que as declarações da atriz infringem as regras da Academia. “Ao mencionar Fernanda Torres e o filme, ela está conduzindo uma campanha negativa”, afirmou.

Até o momento, a AMPAS não se posicionou oficialmente sobre as falas da atriz.

PS: Karla, minha querida, semana passada escrevi um post apontando questões referentes a transfobia que você estava sofrendo… E agora você dá uma dessas? Usar a técnica do ‘ataque’, depois o ‘não foi bem assim’ ou ‘a fala foi retirada do contexto’ é péssimo, gata! Oh, amiga, assim não dá para continuar te defendendo!