A Riachuelo lançou uma coleção em colaboração com Guilherme Lira – mais conhecido como Ceramiquinho -, designer gráfico, ilustrador e ceramista pernambucano. A iniciativa reafirma a missão da marca, de exaltar a brasilidade e fortalecer a conexão entre criatividade e produção local, resgatando suas raízes nordestinas.

Ceramiquinho é reconhecido por sua estética vibrante e afetiva, que transforma memórias e elementos da cultura popular brasileira em cerâmicas feitas à mão, com traços que remetem ao lúdico, folclórico e cotidiano nordestino. Agora, esse universo cheio de cor e identidade ganha novas formas: desenhos viram bordados e estampas em vestidos e camisas de botão, ilustrações exclusivas e novas tipologias de itens para casa e decoração.

Inspirada na fauna brasileira, nas festas populares como São João, no artesanato e nas raízes do Nordeste, a collab Riachuelo + Ceramiquinho é um convite para vestir histórias. Com estampas autorais e coloridas, a coleção mistura tradição e contemporaneidade para criar peças únicas, com estética vibrante e narrativas que despertam memórias afetivas: da infância ao interior do país. São produtos que vestem o corpo e a casa com leveza, alegria e muito orgulho da origem.

Através de parceria com o Instituto Riachuelo, quatro peças da collab foram bordadas manualmente no pequeno município de Timbaúba dos Batistas, na região do Seridó, interior do Rio Grande do Norte, por 59 bordadeiras da Associação Casa das Bordadeiras.

São elas: camisa de botão masculina, vestido midi feminino, short de sarja feminino e camisa de botão feminina.

A cidade tem o bordado como uma de suas principais fontes de renda, sendo o trabalho artesanal reconhecido nacionalmente. Com o objetivo de dar visibilidade aos saberes manuais destas mulheres, em parceria com a Prefeitura Municipal local, foi inaugurada no início deste ano a primeira oficina de bordado do Estado, equipada com 52 máquinas de costura.

Você precisa fazer login para comentar.