Girl Group (ou grupo feminino) é uma formação musical composta por duas ou mais interpretes que cantam em harmonia. O termo também é usado para se referir à onda de grupos femininos de música pop estadunidense que floresceu com a radiodifusão e a ascensão da indústria musical. Nomes como Hamilton Sisters (posteriormente conhecidas como Three X Sisters), The Boswell Sisters e The Andrews Sisters foram algumas das pioneiras.
As precursoras

O trio de mulheres brancas estadunidenses Hamilton Sisters and Fordyce gravou músicas, participou de programas de rádio, se apresentou em teatros de variedade (Vaudeville) e fez uma turnê de sucesso pela Inglaterra e por partes da Europa em 1927. Elas mudaram o nome artístico para Three X Sisters em 1930.
Conhecido pelas músicas no estilo Barbershop (tom mais cômico e inusitado), o grupo esteve ativa até início dos anos 1940. Foram muito populares durante a Grande Depressão.
Entre 1930 e 1936, o The Boswell Sisters dominou a cena com 20 sucessos nas paradas da Era do Jazz e do Swing. Também apareceram em diversos filmes, como em “The Big Broadcast”, onde cantaram “Shout, Sister, Shout”.

Em 1934, gravaram “Rock and Roll” para o filme “Transatlantic Merry-Go-Round”, apresentando a palavra que definiria a história da música. A expressão se referia “o ritmo balançante e ondulante do mar”. “The Object of My Affection” foi outra das 20 canções de sucesso que lançaram na década.
Claramente inspirado no estilo das Boswell, em 1937, surgiram as The Andrews Sisters, formado pela contralto LaVerne Sophia Andrews, a soprano Maxene Anglyn Andrews e a mezzo-soprano Patricia Marie Andrews.

O maior sucesso foi “Boogie Woogie Bugle Boy”, que foi apresentada na comédia “Buck Privates” da dupla Abbott and Costello. A canção dominou as paradas da Primavera de 1941. Foi indicada ao Oscar, mas perdeu para “The Last Time I Saw Paris”. Tornou-se um símbolo da Segunda Guerra Mundial.
Hoje figura no sexto lugar como uma das Canções do Século XX. Bette Midler a regravou em 1972, que ficou entre as dez mais tocadas do Hot 100 da Billboard. Christine Aguilera prestou uma homenagem a mesma na canção “Candyman”, em 2007.
As Andrews Sisters tiveram sucessos musicais em diversos gêneros, o que contribuiu significativamente para a difusão e popularidade da forma dos grupos femininos na música. Venderam 80 milhões de discos até 1960.
Anos 1950
Os anos de 1950 chegaram com a explosão do rock’n roll. Nomes como Elvis Presley, Little Richard, James Brown, Jerry Lee Lewis e Chuck Berry dominaram as paradas.

No meio da década surgiu o quarteto de garotas The Chordettes que fizeram enorme sucesso com “Mr. Sandman”, que lideraram as paradas por sete semanas em 1955. Venderam mais de um milhões de cópias e ganham um Disco de Ouro. Três anos depois, “Lollipop” ficou em segundo lugar nas paradas e ganhou outro milhão de álbuns vendidos.
Outros grupos similares foram The Fontane Sisters, McGuire Sisters, The DeCastro Sisters, The Lennon Sisters e The Bonnie Sisters.

As irmãs do The Teen Queens (Betty e Rosie Collins) gravaram “Eddie My Love”, que atingiu a posição 14ª. da Billboard Hot 100 e a 3ª. na R&B Best Sellers, em março de 1956. Foi a primeira dupla de garotas negras a atingir as paradas. No mesmo ano, a canção foi regravada pelas The Chordettes e The Fontane Sisters. Em 1978, ganhou uma parodia chamada “Freddy My Love” para o musical “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”.
Formado no Harlem (bairro de Nova York), Jannie Pought, Emma Pought, Reather Dixon, Laura Webb e Helen Gathers, o The Bobbettes colocou a “Mr. Lee” nas paradas de 1957 por cinco semanas e meio.

A canção ocupa o 79º. lugar na lista da Billboard das 100 Maiores Canções de Grupo de Garotas de Todos os Tempos. Lançaram outro sucesso “Look At the Stars”, que atingiu a 6ª posição na Billboard Pop e 1ª na R&B chart por quatro semanas. Foi o primeiro grupo de garotas a conseguir tal feito. O grupo se desfez em 1974.
A canção “Maybe”, lançada pelas The Chantels em dezembro de 1957, caiu nas graças público adolescente – de todas as raças. Era uma mistura de doo-wop negro, rock and roll e pop branco, que vendeu um milhão de cópias e garantiu um Disco de Ouro. Ficou na posição 15ª da Billboard Hot 100. O grupo se desfez dois anos depois.

O sucesso das Chantels abriu caminho para um enorme crescimento no número de girl groups, com diferentes níveis de habilidade e experiência. Ao mesmo tempo, os rótulos de gênero racialmente segregados da indústria musical — como R&B e pop — começaram a se dissolver lentamente.
Aguarde segunda parte! Enquanto isso, clique aqui para ouvir.

Você precisa fazer login para comentar.