A origem da cor ‘Azul Klein’

O artista francês Yves Klein é o ‘pai’ de um tom de azul intenso conhecido mundialmente como Internacional Klein Blue.

Considerado um dos artistas mais importantes da arte europeia pós Segunda Guerra Mundial, ele liderou o movimento francês ‘Nouveau Réalisme’, criado por Pierre Restany, em 1960.
Le Creuset Azure Blue @ divulgação
Ele foi classificado como neodadaísta, embora outros críticos discordassem, como Thomas McEvilley, em um ensaio publicado pela revista Artforum em 1982, que o classificou como um precursor da Arte Minimalista, assim como da Pop Art.
Yves Klein @ divulgação
Uma parte de suas primeiras pinturas era monocromática. Ao final da década de 1950 seus trabalhos tornaram-se quase exclusivamente produzidos em um matiz azul intenso (remanescente do lápis lazuli usado nas pinturas do robes dos quadros medievais das Madonna) que ele patenteou como International Klein Blue (IKB, =PB29, =CI 77007), embora a cor jamais tenha sido produzida comercialmente.
Yves Klein Venus Bleu @ divulgação
Esta cor foi utilizada na exposição Proposte Monochrome, Epoca Blu, na Galeria Apollinaire, em Milão, em janeiro de 1957. Depois, a exposição viajou para Paris, Düsseldorf, Londres e chegou em Paris, na Galeria Iris Clert, em maio de 1957, onde se tornou um happening. Na vernissage, o espaço foi decorado com 1001 balões azuis.
Giovanna Antonelli – Em Família – Esmalte Azul @ divulgação
Paralelamente às pinturas convencionais, em diversos trabalhos Klein se utilizou de mulheres nuas cobertas com tinta azul que se moviam sobre telas para formar a imagem, utilizando-as como “pincéis vivos”. Este tipo de trabalho foi denominado como “Antropometria”.
Yves Klein – Monochrome @ divulgação
Outras pinturas com este método de produção incluem “gravações” de chuva que Klein realizou dirigindo na chuva a mais de 100 km/h com uma tela atada no teto de seu carro, e telas com formas provocadas por sua queima com jatos de fogo.
Algumas vezes a criação de suas pinturas se transformava num happening, como um evento em 1960 com uma plateia vestida a rigor observando modelos realizarem suas tarefas enquanto um grupo de músicos executavam “A Sinfonia Monofônica” de Klein, de 1949, que consistia de uma única nota.

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