O Oscar é um prêmio anual da Academia de Artes e Ciências Cinematográfica (Academy of Motion Picture Arts and Sciences, AMPAS, fundada em 11 de maio de 1927, na Califórnia, EUA.
A primeira premiação ocorreu em 16 de maio de 1929 durante um jantar para 270 profissionais do mercado no Hollywood Roosevelt Hotel, em Los Angeles, que pagaram U$ 5 para participar do evento, que durou 15 minutos.
Louis B. Mayer, fundador da Louis B. Mayer Pictures, que depois de juntou a Metro-Goldwyn-Mayer, foi o criador da AMPAS com o propósito de unir os cinco ramos da indústria cinematográfica – atores, diretores, produtores, técnicos e escritores.
“Descobri que a melhor maneira de lidar com cineastas era entregando medalhas para todos (…). Se eu lhes desses taças e prêmios, eles se matariam para produzir o que eu queria. Sendo assim, criei o Oscar”, contou Louis.

O diretor de arte Cedric Gibbons projetou a estatueta, que ainda não tinha o nome de Oscar.
“Asas” foi a primeira obra eleita como Melhor Filme. Emil Jannings (“The Last Command” e “The Way of All Flesh”) e Janet Gaynor (“7th Heaver”, “Street Angel” e “Sunrise: A Song of Two Humans”) foram os Melhores Ator e Atriz.
Muita coisa aconteceu desde então. Surpresas, justiças, injustiças, reconhecimentos tardio, grandes omissões, absurdos, escândalos, tapas na cara, entre outros. Os prêmios da Academia assumiram um lugar de destaque entre as maiores premiações do entretenimento dos EUA. Quando alguém se refere ao Grammy, logo vem o “Oscar da música”, Emmy – o Oscar da Televisão ou o Tony – o Oscar do Teatro. Ou seja, o nome Oscar se tornou a máxima honraria para seus premiados.

Mas será que Oscar ainda tem alguma importância, depois de tantos anos de existência?
Tantos filmes premiados foram esquecidos pelo tempo, enquanto outros que não ganharam ou nem foram indicados, entraram para o imaginário popular, ganhando status de clássicos.
Bote reparo na lista dos 10 filmes mais assistidos de todos os tempos:
1. Avatar (2005)
2. Vingadores Ultimato (2019)
3. Avatar: O Caminho da Água (2022)
4. Titanic (1997)
5. Star Wars: O Despertar da Força (2015)
6. Vingadores: Guerra Infinita (2018)
7. Homem Aranha: De Volta Para Casa (2021)
8. Jurassic World (2015)
9. O Rei Leão (2019)
10. Vingadores (2012)

Com exceção de “Titanic”, dono de 11 Oscars, incluindo Melhor Filme, nenhum dos outros foi premiado. Ok, “Avatar: O Caminho da Água” concorre em 2023, mas tem poucas chances de vencer. E quer saber o mais curioso ? Voltando a lista dos mais assistidos, “Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei” (Oscar 2003) aparece em 27o lugar e “Forrest Gump” (1994) ocupa a 144a posição da lista dos 200.
Ou seja… Oscar não reflete o gosto popular. Vencedores podem até garantir o prestígio da indústria, (mantra usado com frequência para justificar sua existência), mas que relevância ganhar este prêmio tem para a cultura popular?
Oscar 2023
Enfim… Representativo ou não, é inegável que a temporada de premiação ainda mobilize quem gosta de cinema. Nem que seja para se irritar ou discordar de seu resultado, todo fã de cinema faz um malabarismo para assistir todos os indicados, criam listas das apostas e vibram quando “acertam”.

O editor do MONDO MODA Jorge Marcelo Oliveira não quer seguir as regras. Sendo assim, ele apontará os prováveis vencedores – baseado nos vencedores do BAFTA, Critics Choice, Globo de Ouro, Sindicato de cada categoria e Associações de Críticos. Ao mesmo tempo, revelará quem ele gostaria que vencesse.
Filme:
Quem deve ganhar: “Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo”
Quem deveria ganhar: “TÁR”
Diretor:
Quem deve ganhar: Daniel Kwan, Daniel Scheinert (Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo)
Quem deveria ganhar: Todd Field (TÁR)
Ator:
Quem deve ganhar: Colin Farrel (Os Banshees de Inisherin), Brendan Fraser (A Baleia) e Austin Butler (Elvis) estão excelentes e têm chances.
Quem deveria ganhar: Brendan Fraser (A Baleia)
Atriz:
Quem deve ganhar: Cate Blanchett (TÁR) ou Michelle Yeoh (Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo)
Quem deveria ganhar: Cate tem a melhor interpretação de sua carreira, porém, Michelle também está ótima e sua vitória seria histórica por ser a primeira atriz de origem asiática a vencer na categoria.
Ator Coadjuvante:
Quem deve ganhar: Ke Huy Quan (Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo)
Quem deveria ganhar: Ke Huy Quan (Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo)
Atriz Coadjuvante:
Quem deve ganhar: Kerry Condon (Os Banshees de Inisherin)
Quem deveria ganhar: Angela Basset (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre) – mesmo sabendo que Angela adora um overacting, uma vitória seria reconhecer um erro histórico de 29 anos quando concorreu pelo papel de Tina Turner em “Tina/Whats Love Got To Do With It”, em 1994 e perdeu para a chatérrima Holly Hunter por “O Piano”.
Roteiro Original:
Quem deve ganhar: Os Banshees de Inisherin
Quem deveria ganhar: Os Banshees de Inisherin ou TÁR
Roteiro Adaptado:
Quem deve ganhar: Entre Mulheres
Quem deveria ganhar: tanto faz – não achei nenhum dos indicados nesta categoria alguma coisa acima da média.
O Oscar 2023 acontecerá no domingo, 12 de março, a partir das 21h pelo TNT e HBO Max.

Você precisa fazer login para comentar.