Mondo Moda entrevista Anderson Leite

Anderson Leite é um arquiteto de 32 anos, nascido em Indaiatuba.
Seu ambiente na Casa Cor Campinas foi muito elogiado, merecendo a capa da revista da primeira edição da mostra na cidade.
Neste ano, sua empresa, em sociedade com Roberta Kassouf, completa 10 anos.
Foi com ele que Mondo Moda conversou nesta semana passada.
Quando você descobriu que queria ser arquiteto?
Quando criança adorava desenhar casas (mas acho que muita gente também fazia isso…rs), mas foi na adolescência que comecei a me interessar pela arte e seus movimentos artísticos, assim como pela arquitetura, história de civilização e urbanismo. Daí para decidir colocar tudo isso em prática, no dia-a-dia das pessoas, foi um pulo.
Sua empresa acaba de completar 10 anos, conte como tudo começou.
Roberta Kassouf, Silvio Ferreira e eu nos formamos na mesma turma, mas pertencíamos a grupos diferentes. A partir da proposta de abrir um escritório em Indaiatuba, dentro de um novo formato e proposta de trabalho para a cidade, nos juntamos e criamos o Espaço Arquitetura. Um escritório que pudesse atender o cliente de forma integral. Desde o projeto de arquitetura, luminotécnico, acabamentos completos a decoração e ambientação. Tudo criado a partir do estilo de vida do cliente, seus hábitos e necessidades. Hoje o escritório é formado por mim e pela Roberta, já que o Silvio seguiu o seu caminho com a sua rede de ópticas e tornou-se um grande cliente nosso.
Quais foram seus melhores trabalhos?
Fugindo da saia justa de escolher um cliente ou outro(rs), prefiro eleger quais mostras gostamos mais. O nosso primeiro trabalho em mostras foi em Indaiatuba, em 2003.  Era uma garagem onde exploramos todo o universo masculino, sendo o ambiente composto por hall de entrada, galeria, living, bar (patrocinado pela Veuve Clicquot), área de jogos e colecionáveis (com uma exclusiva coleção do próprio acervo da MontBlanc), oficina, garagem (para seu Jeep) e um belo jardim árido com uma parede para escalada. Este projeto foi o nosso primeiro start com decoração e pudemos realmente apresentar ao público da região qual seria a nossa proposta de trabalho. Também gosto muito do nosso projeto para as Ópticas Ipanema, onde criamos a nova linguagem da loja, e pudemos apresentar ao público novas maneiras de trabalhar o comércio. Adoro também o nosso último trabalho para o Campinas Decor, a suíte do jovem casal que contou com um layout arrojado e simples, baseado em um trabalho com cores e texturas que estimulam o toque e o relaxamento.
Nos últimos anos, seu mercado deu um salto e se tornou muito cobiçado. Você acredita que a Região Metropolitana de Campinas tem espaço para tanta gente que está aparecendo?
Tem cliente para todo perfil de trabalho. O mais interessante é que em nossa região possui vários perfis de profissionais o que eu acho incrível.
Não temos aquela aparência pasteurizada de projetos e decorações como acontece em grandes pólos (vide Milão e São Paulo). Então acredito que pode ter espaço para todos os que tiverem boas e novas propostas de trabalho e, como sempre acontece, o mercado vai filtrando os trabalhos sérios e inovadores dos amadores e antiquados.
O que você acha da Campinas Decor?
Tradicional em Campinas e região é um evento aguardado por todos e acredito que a cidade tenha um carinho especial com o evento. A Stella e a Sueli são super queridas, mulheres que fazem e acontecem pela mostra e estão sempre prontas para dar apoio aos profissionais envolvidos.   Adoramos participar do evento e sempre tivemos ótimos resultados com a mostra. Participamos do Campinas Decor desde 2006 e acho incrível ver o currículo de outros profissionais com dez, doze participações no evento.  Estes números só podem representar a satisfação e retorno destes profissionais, concorda?
E da Casa Cor Campinas?
Por fazer parte do calendário nacional das mostras, a Casa Cor Campinas trouxe para a cidade e região um novo formato para os profissionais e fornecedores. A mostra tem tudo para bombar em nossa região e contrariando a maioria, acredito que temos espaço sim para todos estes eventos em nossa área, já que ambos foram sucesso de público. Talvez, um mês a mais de distância entre eles facilitaria bastante a vida dos profissionais da região.
Qual é o segredo para um profissional participar das duas grandes mostras anuais e ainda atender com excelência seus clientes?
Estrutura. Em 2009, participamos da Mostra Quartos & etc, fizemos uma ambiente na Kamasan, uma vitrine para a Artefacto e os ambientes no Campinas Decor e na Casa Cor. Nosso escritório hoje nos proporciona a possibilidade de participarmos de mais de uma mostra e continuar a atender nossos clientes por contarmos com uma equipe de profissionais que trabalham conosco diretamente e indiretamente. Bons fornecedores também nos facilitam estes trabalhos uma vez que podemos ficar tranqüilos com cronogramas e prazos. Criar ambientes para mostras nos servem de escape para o dia-a-dia de trabalho, onde podemos explorar mais as possibilidades de trabalho, de estilos, tendências e referências.
Quais profissionais deste mercado que você admira e por quê?
Entre os grandes nomes internacionais, me identifico muito com o que fez Frank Lloyd Wright, suas grandes obras ora futuristas, ora tradicionais, mas com um grande apelo pelo artesanal, pelo handmade,  gerando sempre um apelo cultural às suas obras. Adoro “ver” o trabalho do Frank O. Gehry, acho fabulosas suas curvas e texturas. Dos conhecidos brasileiros acho o Roberto Migotto, elegante demais, e a campineira Elaine Carvalho cool e super antenada. Aliás, admiro as mulheres que trabalham em nossa área, que passam pela obra, pelas lojas, pelo cliente, cuidam da casa dos outros, da sua própria e mantêm-se finas, de salto alto. Neste quesito, que conte a minha sócia, Roberta, elegante que só subindo escada de pedreiro de salto alto. Ponto para elas.
É possível contar quais os planos de sua empresa em 2010?
Até agora não fechamos nenhuma participação em mostras. Combinamos de este ano dar mais ênfase ao nosso escritório e trabalhos que ficaram em stand by durante as mostras. Assim como planejarmos nossos próximos anos. Afinal, dez anos merecem uma reflexão. Dentro desse esforço, reformulamos nosso site (www.espacoarquitetura.arq.br) , nosso escritório e estamos em uma breve reforma (neste momento, enquanto respondo tem um pintor ao meu lado, rs…).  Mas o ano está apenas começando e vamos deixar as coisas acontecerem. Boas novidades sempre surgem e desafios também (e que venham todos!).