
A estampa xadrez tem indícios a partir da Idade do Ferro (700 –50 a.C.), ou seja, as estampas geométricas fazem parte da história da humanidade. As estampas abaixo atualmente conhecidas como “Medevi Square” e “Vichy”, respectivamente, remontam à origem desse padrão.

Largamente utilizada pelos escoceses e seus tartans para a identificação dos clãs, tornou-se um ícone dessa cultura. Os mais populares atualmente são o Black Watch (3º Batalhão do Regimento Real da Escócia) e o Royal Stewart Tartan (atualmente é também o tartan pessoal de Rainha Elizabeth II).

Com o tempo, surgiram novas padronagens, cores e tecidos e desde então, ganham releituras em desfiles de moda, seja nas coleções de verão ou inverno, tanto nos vestuário masculino, quanto no feminino.

Outras versões surgidas a partir do xadrez são conhecidas como pied-de-poule (traduzindo, pé de galinha) e também uma bem similar – que por vezes se confundem – a pied-de-coq (pé de galo). Elas se assemelham às pegadas. São clássicos do mundo da moda e foram trazidas pela ousada Coco Chanel na década de 30. Antes disso, a padronagem era restrita às peças masculinas.

(Texto colaborativo: Ana Paula Barros)

Olá! Muito legal essa troca de ideias entre a moda e a decoração da casa. Assim como o xadrez, as estampas de animais compartilharam essa nova tendência deixando o ambiente das casas em sintonia com as passarelas. Parabéns pelo blog. Abraços!
CurtirCurtir