O tricot e o crochê na decoração

Existem alguns temas em decoração e moda que ficaram com status de “out”.
O tricot e o crochê são bons exemplos, que remetem às memórias das casas das nossas avós e, que apesar do preciosismo e cuidado com que eram (ou são) executadas, não tinham um “design appeal”.
Mas esse conceito é coisa do passado! Observa-se nas produções dos designers uma busca, um resgate dessas importantes referências que nos fazem “sentir em casa”.
Releituras atuais dessas duas técnicas têm trazido bons resultados e elevando esse trabalho artesanal ao universo das artes plásticas, com manifestações de street art pelo mundo, conhecido como knit graffiti.
Importante saber: a diferença básica entre elas é que o tricô é feito com duas agulhas, entrelaçando os fios de lã, também pode ser feito em máquina. O crochê é feito com uma agulha somente, que possui um gancho na ponta e é mais usado para peças de linha, mais delicadas, produzindo desenhos diferenciados que assemelham-se à renda.
Knit Tools | Claire-Anne O’Brien – designer britânica, especializada em trabalhos têxteis e tricot, produziu essa série de bancos com diferentes pontos, criando texturas e acabamentos diferenciados.
Crochet Table e Crochet Chair | Marcel Wanders para Mooi – direto de Amsterdam para o mundo essas aparentemente delicadas peças possuem uma estrutura que dá forma à peça e o crochet em algodão recebe uma resina que o torna resistente e durável.
Gostou do estilo, porém não pretende investir em uma peça de design assinado? Pensando nisso a Biscuit Scout criou uma série de capas para pufes, sofás, luminárias, entre outros objetos como mantas e almofadas, uma linha mais tradicional, mas que tem seu charme.
Pendente Hand-Made | Thiago Soares – All Lighting – peça desenvolvida para o projeto de um Espaço Gourmet que trabalhei em parceria com o arquiteto Maycon Flamarion. Possue estrutura de alumínio com pintura automotiva, revestido por uma capa de crochê.
Outra dica válida para aqueles que não sabem o que fazer com o enxoval herdado é emoldurar toalhas, passadeiras e outros bordadinhos criando, por exemplo, uma composição de quadros como este utilizado nesta cabeceira.
(Colunista: Ana Paula Barros)

2 comentários sobre “O tricot e o crochê na decoração

  1. Muito boa essa nota sobre tricô e crochê principalmente porque mostrou exemplos de qualidade e design incríveis, tirando aquele estigma de que essa técnica apesar de estar em alta é hobby de vovózinhas habilidosas do século passado. Tem gente no mundo todo criando peças maravilhosas nessas duas técnicas como Joana Vasconcelos de Portugal, Karl Lagerfeld para Chanel, Alexander McQueen, entre outros famosos…

    Curtir

Os comentários estão desativados.