O universo da moda é ditado por regras. E como toda regra, merece ser questionada. No universo Plus Size, além das regras, o preconceito norteia a maioria das dicas de consultoras de moda, que, vivem ‘pregando’ que, mulher elegante é magra!
Assim, as gordas (sim, precisa usar a palavra ‘gorda’, para esvazia-la como um termo negativo!) se sentem no universo paralelo na hora de escolher uma roupa bacana para vestir. Esse receio de errar na produção resulta em looks óbvios e repetitivos. Lembre-se: não tenha medo de ousar e valorizar o corpo utilizando as diferentes texturas, cores e cortes das peças!
A personagem Perséfone, feita pela atriz Fabiana Karla, na novela ‘Amor à Vida’, se tornou um ótimo exemplo de ousadia. Quando não está com o uniforme do hospital, a personagem não está nem aí para os antigos padrões plus size e usa estampas, decotes e texturas que valorizam sua silhueta.
A equipe de estilo do Posthaus.com elaborou uma lista com Cinco Mitos sobre Moda Plus Size, que MONDO MODA aprovou.
Estampas
As estampas sempre deixam dúvidas, principalmente quando se trata das tão temidas listras horizontais. Saiba que elas são permitidas para qualquer tipo de corpo. O segredo para usar a estampa, que está em alta no momento, é jogar um casaquinho aberto por cima e usar um colar longo, isso vai quebrar o efeito largo que a estampa cria. Estampas florais, étnicas ou geométricas com fundos escuros e nas versões miúdas, são as melhores opções para mulheres plus size.
Babados
Muitas dizem que o babado é o maior vilão da moda Plus Size e o motivo é a ilusão de volume que ele pode causar. Esse mito também deve ser esquecido! Se o corpo não tiver as medidas equilibradas, os babados podem ser um ótimo aliado para adicionar volume a região que está faltando e deixar o corpo proporcional. O peplum, aquele babado que começa na altura da cintura, também pode se tornar um grande amigo: além de marcar a cintura, ele define a silhueta.
Peças Ajustadas
Foi-se o tempo em que as mulheres acima do peso tinham que usar roupas largas e de cortes retos. As peças ajustadas ganharam espaço no universo Plus Size e agora deixaram de ser mais um mito da moda. É claro que o bom senso sempre pesa na escolha da peça. Por isso, para garantir um visual bonito e elegante, sem parecer vulgar, a escolha das peças deve contemplar o equilíbrio do visual. Por exemplo: uma peça um pouco mais justa na parte de baixo deve ser combinada com uma blusa ou camisa mais soltinha na parte de cima, e de preferência que cubra a região do culote.
Longos
Os longos têm fama de achatar a silhueta, porém, quem usa essas peças garante justamente o efeito contrário. Para usar vestidos longos não tem segredo: é só marcar a cintura com um cinto fininho e arrasar! Quanto às saias longas, o modelo que mais valoriza o corpo nesse caso é o de cintura alta. Para conseguir um efeito potencializado no look com saia, a dica é combinar com uma peça da mesma cor ou de tons parecidos.
Cores Claras
Aquela história de que quem está acima do peso só pode usar preto, marinho e cinza também é um mito a ser derrubado! As cores escuras disfarçam as formas e por isso criam um efeito emagrecedor. Mas se a peça de cor clara tiver um bom caimento e cortes que valorizem a silhueta, por que não investir?







Então… As fotos que ilustram o artigo foram produzidas seguindo as dicas. Não dá para tudo ser perfeito, minha cara…
CurtirCurtir
Legal, mas Seria mais legal colocar só as fotos com gordinhas de verdade e deixar de lado as “afinadas” por tratamento de imagem (babados e peças ajustadas) 😉
CurtirCurtir
Republicou isso em Papo com Crise comentado:
Esse post é um verdadeiro ‘serviço’ para as mulheres plus size como eu. Adorei! Não tive como não reblogar! Enjoy it!
CurtirCurtir
Muuuuuito bom! Justiça às gordinhas!!
abç
CurtirCurtir
Oi. Prometo que vou pesquisar!!!!! Até porque, eu também sou gordo!!!! hehe
CurtirCurtir
Adorei as dicas… Depois tem que postar para os GORDINHOS, como eu!
★ http://andrehotter.wordpress.com
😉 hUg!
CurtirCurtir