Dicas da consultora de moda Ana Vaz para o Dia dos Pais

Azul no desfile Hermes Masculino Verão 2014 @ Foto Go Runaway
Azul no desfile Hermes Masculino Verão 2014 @ Foto Go Runaway
No embalo do Dia dos Pais, a consultora de Moda, Imagem e Etiqueta, Ana Vaz, deu algumas dicas para não errar no presente.
A primeira é sobre as cores. O azul em seus mais variados tons (do Bic ao pastel) invadiu o universo masculino, das camisas às calças e até calçados. Com relação às roupas, as coleções de tecidos tecnológicos e couro têm agradado os mais variados gostos e estilos, que vão desde os casacos mais amplos e longos às jaquetas mais justas. As peças em jeans são versáteis, podendo ser usados em diversas situações distintas, como para o trabalho, lazer e festas. E, vale a dica: quanto mais escuro o tecido, mais arrumada e profissional fica toda a produção.
Se o seu pai adora vestir ternos e blazers, aproveite para presenteá-lo com este estilo que vem ganhando cada vez mais espaço no closet masculino. Ternos e blazers de dois botões ou a silhueta de vanguarda, com abotoamento de 1 botão é uma ótima opção. Para completar, o look militar inspirado nos uniformes com abotoamento duplo já ganhou status de atemporal e tem sido a preferência dos homens modernos. “Aquela versão mais light com bolsos na frente e a jaqueta com abotoamento na gola podem ser opções menos óbvias e mais leves”, afirma Ana Vaz.
Tote Bag Bally Men 2012 @ Foto Divulgação
Tote Bag Bally Men 2012 @ Foto Divulgação
Acessórios
Pulseiras, cordões e aneis têm roubado a cena no look masculino e fazem parte de um movimento muito maior. “O homem com acessórios resgata a criatividade do guarda-roupa masculino, que ficou adormecida pelo menos desde o movimento hippie dos anos 60/70 em que era ‘proibido proibir”, afirma a Consultora Ana Vaz.
O conceito de que apenas as mulheres não viviam sem uma “it bag” nova também ficou no século passado. As bolsas masculinas apostam também em tons de azul. Segundo a consultora, a cor deve durar no mínimo até 2016. Pela sua praticidade, as bolsas ganharam a simpatia dos homens, sobretudo as do modelo “tote bag”. E o mais importante de tudo é que tem bolsa de todos os tamanhos, modelos e estilos. Sem dúvida, uma delas vai combinar com seu pai.
Polo Navy - Classic Fit by Ralph Lauren @ Foto Divulgação
Polo Navy – Classic Fit by Ralph Lauren @ Foto Divulgação
O azul
O azul brindou as Olimpíadas de Londres 2012 e deve emplacar na Copa de 2014 e nos Jogos Olímpicos, em 2016. A cor da vez foi uma referência na Segunda Guerra, com o objetivo de acalmar os soldados no front. “São muitas as variações de intensidade, mas o famoso Azul Bic e o azul celeste ainda ganham a preferência dos pais mais ousados, já que são tons marcantes; o marinho vai agradar os pais mais clássicos, e o azul bebê é uma aposta certeira para aqueles mais jovens e despojados”, comenta Ana Vaz.
Sobre Ana Vaz
Consultora, escritora, docente e palestrante das áreas de imagem pessoal e profissional, estilo, moda e etiqueta, Ana Vaz tem mais de 10 anos de profissão. É especializada em Consultoria de Estilo & Imagem Pessoal e Análise de Cores pela Fisrt Impressions Image Consulting – uma das consultorias líderes do segmento no Reino Unido.
Ana Vaz é autora dos guias ‘Pequeno Livro de Estilo – Guia Para Toda Hora’ e ‘Pequeno Livro de Etiqueta – Guia Para Toda Hora’ (Verus/Recrd), e ‘Manual do Estilo’ e ‘Manual da Etiqueta’ (Saraiva). É também colunista do portal ClickCarreira.
Ana ainda assina a primeira butique de cursos de moda e comportamento do Brasil, localizada em Campinas. Workshops e cursos são ministrados para turmas de no máximo 10 alunos, privilegiando vivência prática, em um espaço planejado para acolher e estimular a troca de informações.