Livro e mostra desvendam a arte e a elegância de Christine Yufon

Christine Yufon (1)Christine Yufon abre exposição com jóias e esculturas e faz lançamento de seu livro com textos de Luiza Setúbal,  na quinta-feira, 5 de setembro no JK Iguatemi.
Nascida na capital chinesa, Christine se tornou um ícone paulistano. Desde a década de 1950 residindo na capital paulista, Yufon sempre se mostrou multicultural, independente, criativa, empreendedora, solidária, elegante sem ostentação –  um personagem que tem que ser lembrado pelas novas gerações.
“Descoberta” nos anos 60 por Dener, ela desfilou pelas mais respeitadas maisons de sua época. Depois, abriu sua escola de manequins e de etiqueta e postura, novamente fazendo história como exemplo de elegância e estilo.
A história de vida da artista quase centenária ganha homenagem em forma de livro e exposição. ‘Christine Yufon’, editado pela Dialeto será lançado no Lounge One do JK Iguatemi. Os textos são de Luiza Setúbal, e as fotos de Renato Dutra. Juntamente com o seu lançamento, acontece a abertura da mostra “Christine Yufon” com cerca de 30 peças, entre esculturas e joias-arte, criadas pela artista.
Para Luiza Setúbal, a homenagem é mais que merecida. “Foi uma honra fazer parte deste projeto. Dona Christine Yufon é um ícone. Além de extraordinária artista, se destaca também pela criação em design e acessórios, um trabalho que conduziu sempre com enorme maestria. O livro remonta essa história de vida maravilhosa com imagens que transparecem uma habilidade única. É imperdível!”.
Christine Yufon (3)
Sobre Christine
Da passarela à escola de etiqueta e postura, e desta para o atelier, a trajetória de Christine foi marcada por reviravoltas e redescobertas.
Nascida em Pequim na década de 1920, filha de diplomatas, era casada com um engenheiro francês e vivia em Xangai. Grávida do segundo filho, em 1949, com tomada do poder pelos comunistas na China, precisou deixar tudo para trás e embarcar para Paris. De lá chegou no Brasil, na década de 1950. A partir daí, Christine Yufon tornou-se uma referência em moda e estilo no Brasil.
Na década de 1980, a ex-modelo apostou num nova e desafiadora estética, passando a produzir inicialmente esculturas em bronze. Sua obra chamou a atenção de Pietro Maria Bardi, que abriu as portas do MASP para exposições de sucesso da nova artista.
Nos anos 1990, Christine começou seus primeiros experimentos com bijuterias e “esculturas de vestir”, o que acabaria levando-a novamente às passarelas, dessa vez como criadora. Em 2009, foi homenageada na São Paulo Fashion Week com um desfile exclusivamente de acessórios, o primeiro do gênero na história do evento.
Hoje ela vive em um atelier-residência no centro de São Paulo e continua ativa, em sua plenitude espiritual.
Christine Yufon Desfile
Serviço:
Mostra “Christine Yufon”
Data: 5 de setembro de 2013
Local: Lounge One do Shopping JK Iguatemi( Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Olímpia, São Paulo)