Inaugurada no último dia 04 de outubro, a mostra de design portenho Casa Foa celebra sua 30ª edição em um prédio histórico que estava abandonado e foi restaurado, no centro da cidade.
A mostra acontece no edifício neoclássico Banco Tornquist (Calle Bartolomé Mitre 559/31), de grande importância arquitetônica na cidade, construído em 1926, projeto do arquiteto argentino Alejandro Bustillo.
Neste ano, 43 ambientes se dividem em dois andares, em cerca de 4.000m².
Na bilheteria organizou-se uma exposição de maquetes das fachadas onde têm-se uma interessante linha do tempo dos prédios que sediaram a mostra em todos esses anos.
Minha visita aconteceu no dia de abertura e eis alguns espaços que mais me chamaram a atenção.
Ambiente 3 – Showroom de Empresas – Arq. Juan Caram | Arq. Diego Segoura
Em um ambiente parcialmente escuro, trabalhou-se com uma estrutura colorida, sendo cada faixa destinada a destacar os patrocinadores oficiais do evento, com a iluminação bem pontual e focada na área de exibição. Uma forma inusitada de apresentar os parceiros que possibilitam a realização da mostra.
Ambiente 6 – Casa FOA Eclectico – Designer de Interiores Alfred Fellinger | Team Fellinger
Um amplo hall apresentando uma mistura de estilos onde percebia-se o resgate de uma linguagem clássica na composição do espaço observada na simetria e repetição de elemento, nos lustres e nas paredes revestidas em madeira, valorizando a memória do edifício e trazendo elementos contemporâneos pontuados por obras de arte, uma escultura no teto centralizada no espaço e o carpete com um grafismo contrastante.
Uma grande mesa com pés torneados circundada por cadeiras com design moderno de Verner Panton na cor prata. O teto original foi mantido, mas ganhou um rebaixo para distribuir os sete pendentes geométricos “Franco”, em diferentes alturas e tamanhos – são os destaques desse ambiente.
Ambiente 23 – La Boulangerie – María Zunino | Arq. Geraldine Grillo
Na minha opinião o melhor espaço. Espelhos revestindo o teto e paredes eliminam os limites do espaço. A organização do layout de acordo com as atividades (bancada do padeiro, área de espera para o forno e exposição dos pães) de forma linear assim como o desenho das “prateleiras” com estrutura em cobre, piso-teto que tiram a referência do pé-direito e conferem uma racionalidade visual ao ambiente interrompida pelo reflexo do revestimento cerâmico em padronagem tipo chevron. O highlight complementar: o cheirinho de pão fresquinho. Quem não gosta?
As paredes e tetos originais foram mantidos e receberam apenas uma pintura branca. O layout é definido por um amplo sofá modular em linha curva, que circunda o pendente “Aranha”. Os móveis e objetos em tons neutros (cinzas, branco e preto), novamente destacando-se o grafismo impresso no desenho do tapete.
Ambiente 33 – Una Virtualidad Real – Zelmira Frers | Michele Parisier | Julieta Barrionuevo
O ambiente mais ousado, em uma linguagem minimalista, sem exploração de materiais e revestimentos diversos, uma linha contínua configura (virtualmente) o espaço de uma cozinha e lavanderia. Sem um layout padrão, as funções e atividades se organizam no ambiente de forma aleatória. É inevitável seguir o caminho traçado com os olhos, buscando as conexões e continuidade no desenho.
Ambiente 43 – Wine Bar Trapiche – Arq. Julio Oropel
Quatro grandes colunas presentes no espaço foram incorporadas ao projeto: amplas e contínuas bancadas em formas orgânicas envolvem esses elementos circundadas pelos bancos “Bisonte”. Nas paredes e no piso observa-se grafismos que lembram topografias.
Coisas Bacanas de Se Ver:
1) Os questionamentos trazidos sobre consumos e reaproveitamento por Cristina Le Mehaute (ela mesma ali no canto da foto) no ambiente 24, Consumo cuidado?
2) As projeções em cima da cama no ambiente 29, Dormitorio Hombre de Negocios de Walter Russo, Ximena Yablonka e Sol Galeano.
3) Diversas instalações criando estruturas tridimensionais apresentando as universidades que apoiam a mostra no Patio de las Universidades
4) No ambiente 35, uma instalação traz informações do governo de Buenos Aires sobre os planos de melhorias e revitalização do centro. Chamou a atenção o fato de ser um serviço público de prestação de contas à população integrado a um evento de arquitetura e decoração em que houve uma preocupação em se apresentar um design de qualidade, tanto gráfico quanto de interiores.
Primeiro Portal de Estilo de Vida de Campinas e Região Metropolitana, MONDO MODA foi criado em 11/2007 pelo jornalista, editor de estilo e produtor de audiovisual Jorge Marcelo Oliveira.
Arquitetura, Arte, Beleza, Comportamento, Cultura, Decoração, Eventos, Gastronomia, LGBTQIA+, Viagem, entre outros que foquem conteúdos do bem-viver e com estilo.
Ver todos os artigos de Jorge Marcelo Oliveira
Ficou barbara a matéria. Os ambientes citados também foram os que eu mais gostei. Parabéns Ana.
CurtirCurtir