Hoje é dia de Rock, bebê!

O dia de 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock.
A data foi escolhida em homenagem ao megaevento musical “Live Aid” que aconteceu nesse dia, em 1985. O responsável pela escolha foi Phil Collins, que também participou do festival e gostaria que aquele dia tão especial fosse recordado pelas pessoas como “o dia mundial do rock”. O evento teve 16h de  duração e contou com a participação de Mick Jagger, Paul McCartney, Elton John, Queen, entre outros.
Com a presença de mais de 100 mil pessoas, o Live Aid conseguiu arrecadar mais de 100 milhões de dólares que foram destinados a África, com o objetivo de diminuir a miséria e a fome do país.
A data também coincide com o dia da formação do grupo The Rolling Stones, em 1962. Uma curiosidade é que apesar de ser o Dia “Mundial” do Rock, ele só é comemorado no Brasil, pois o país foi o único que aderiu a ideia de Phil Collins graças à divulgação de rádios.
The Beatles @ Divulgação
The Beatles @ Divulgação
Pioneiros
Quando se fala em Rock, as primeiras bandas que veem a cabeça são The Beatles, The Rolling Stones, Led Zepellin, Queen, Pink Floyd, Iron Maiden, U2, Metallica, AC/DC, e outras. Foram pioneiras no ritmo, tornaram-se clássicas e fazem sucesso até hoje.
De uns anos pra cá, muitas bandas surgiram inspiradas nas precursoras do rock, porém a característica marcante de “rebeldia” das músicas foi diminuindo ao passar dos anos: influencia, mistura de outros ritmos musicais, como o pop, e o surgimento de novos ritmos, como no caso do indie – esta última, com forte influência da matriz roqueira.
Coldplay @ Divulgação
Coldplay @ Divulgação
As atuais
Segundo o site de músicas Vagalume, as bandas de Rock de maior sucesso da atualidade são Coldplay, Maroon5, Imagine Dragons, Linkin Park, Arctic Monkeys e Red Hot Chili Peppers.
A banda inglesa de rock alternativo, Coldplay, surgiu em 1996 na Inglaterra. A canção “Viva la Vida” foi a considerada de maior sucesso e atualmente “Paradise” lidera o topo das mais pedidas. Já a americana Maroon5 criada em 1994, possui uma grande influência pop. Os integrantes da banda dizem que têm como inspiração os Beatles e Bob Dylan. Suas músicas que fizeram sucesso foram “This Love” e “She Will Be Loved”.
Assim como Maroon5, a banda de indie rock Imagine Dragons tem os Beatles como uma referência do rock e também nasceu nos Estados Unidos. A banda foi listada pela Billboard como uma das “Novas estrelas mais brilhantes de 2012”, e sua musica “It’s Time” alcançou a posição #15 na Billboard Hot 100.
A banda de Rock norte americana Linkin Park foi formada em 1996 e desde então, já vendeu mais de 60 milhões de álbuns e ganhou dois Grammys Awards. Alcançou o sucesso com no primeiro álbum Hybrid Theory e a faixa “Crawling” ganhou um Grammy de melhor performance Hard Rock.
Arctic Monkeys é uma banda britânica de indie rock, nascida em 2002. O primeiro hit foi “I Bet You Look Good on the Dancefloor”. A banda teve seu início marcado pelos covers da lendária Led Zeppelin.
Assim como Maroon5 e Imagine Dragons, a banda Red Hot Chili Peppers nasceu na Califórnia, nos Estados Unidos. Red Hot, como é conhecido por todos, surgiu em 1983 e apesar de ser considerada uma banda de rock, possui raízes no funk, rap, metal, punk e indie. Seu primeiro sucesso foi “Blood Sugar Sex Magik”, lançado em 2001, vendeu 19 milhões de cópias pelo mundo todo.
Aqui no Brasil, as bandas de Rock consideradas mais influentes na atualidade são, Pitty, O Rappa, Charlie Brown Jr, Legião Urbana e CPM22.
Christiane Torloni em entrevista para a Multishow no Rock in Rio 2011 @ Multishow
Christiane Torloni em entrevista para a Multishow no Rock in Rio 2011 @ Multishow
Uma curiosidade: o famoso bordão “Hoje é dia de Rock, bebê!”, que muita gente diz, mas não faz ideia de como surgiu, foi dito pela atriz Christiane Torloni durante uma entrevista no Rock in Rio de 2011. Segundo fofocas, a atriz estava ‘alterada’ por ‘substâncias’ e soltou a frase de uma maneira que chamou tanta atenção, que muita gente aderiu. Tornou-se Meme e entrou para o vocabulário do rock nacional!
Sendo assim: aproveita que hoje é dia de Rock, bebê!
(Artigo de Louise Fávaro  – especial para o MONDO MODA)