Exposição de Christine Yufon na Biblioteca Mário de Andrade

Christine Yufon @ Divulgação
Christine Yufon @ Divulgação

Christine Yufon apresenta a exposição ‘Natureza de Artista’, a partir de quinta-feira, 17 de julho, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

A exposição traz nove peças em bronze , madeira, cimento, vidro e outros materiais, algumas inéditas, que revelam a natureza ao mesmo tempo inquieta e provocativa de Yufon. Em O Espelho do Céu e da Terra, por exemplo, o público interage com a obra e se vê em imagens refletidas. Esculpida em cimento, Yufon expõe a obra “Saber Ajoelhar é um Privilégio. Quase centenária, a artista que ganhou uma biografia escrita por Luiza Setúbal no ano passado, continua produtiva em seu atelier, na Rua Pernambuco. Tanto o livro quanto a mostra têm o patrocínio da Trail Engenharia.
Desfile Christine Yufon @ Divulgação
Desfile Christine Yufon @ Divulgação
Sobre a artista
Da passarela à escola de etiqueta e postura, e desta para o atelier, a trajetória de Christine Yufon foi marcada por reviravoltas e redescobertas.
Nascida em Pequim na década de 1920, filha de diplomatas, era casada com um engenheiro francês e vivia em Xangai, grávida do segundo filho, quando, em 1949, com tomada do poder pelos comunistas na China, precisou deixar tudo para trás e embarcar para Paris. De lá chegou finalmente ao Brasil, na década de 1950. A partir daí Christine Yufon torna-se uma referência em moda e estilo no Brasil.
Na década de 1980, a ex-modelo começou a produzir esculturas em bronze. Sua obra chamou a atenção de Pietro Maria Bardi, que abriu as portas do MASP para exposições de sucesso da nova artista.
Nos anos 1990, Christine começou seus primeiros experimentos com bijuterias e “esculturas de vestir”, o que acabaria levando-a novamente às passarelas, dessa vez como criadora. Em 2009, foi homenageada na São Paulo Fashion Week com um desfile exclusivamente de acessórios, o primeiro do gênero na história do evento.
Hoje ela vive em um atelier-residência no centro de São Paulo e continua ativa, em sua plenitude espiritual
Serviço
Christine Yufon – Natureza de Artista
Data: 17/07/2014
Abertura: 19h
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Local: Biblioteca Mário de Andrade – Salão Expositivo (3o andar) – Rua da Consolação, 94, Centro – (Metrô Anhangabaú – República)
Informações: Telefone: (11) 3775-0002