Adriana Bellão ensina alguns truques para decorar pequenos espaços

Adriana Bellão @ MONDO MODA
Adriana Bellão @ MONDO MODA

A arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão ensina alguns truques de decoração que são essenciais para decorar pequenos espaços e ainda promover grandes efeitos, dando a sensação de amplitude e aproveitando ao máximo a área.

“Os ambientes pequenos não precisam perder em charme e em aconchego. Podem sim ter personalidade e ótimo aproveitamento e funcionalidade, basta se atentar a alguns detalhes e priorizar o que é realmente essencial. Lembrando sempre que o menos pode ser mais, principalmente em espaços reduzidos. Manter o bom senso é essencial para que o local não se torne um acumulado de coisas e não passe a ideia de bagunça”, afirma a profissional.
Confira abaixo 10 dicas da arquiteta:
1)  Marcenaria bem planejada: faz com que você aproveite melhor o espaço, sem desperdício.
2)  Móveis com medidas enxutas: por exemplo, utilizar um sofá com profundidade de 90 cm ao invés de 1,00 m ou 1,05 m, que a maioria das lojas apresenta. Parece pouco, mas faz uma grande diferença.
3)  Cores claras: fazem o espaço parecer maior.
4)  Aposte em uma cor: um ambiente monocromático, com piso, paredes, cortinas e tecidos no mesmo tom cria a sensação de amplitude.
5)  Espelhos: ao refletir e duplicar o ambiente, ampliam visualmente o espaço.
Quarto assinado por Adriana Bellão @ Miro Martins
Quarto assinado por Adriana Bellão @ Miro Martins
6)  Painel no lugar de cabeceira: grande truque para ganhar espaço num dormitório pequeno. É possível ainda fixar os criados mudos e luminárias neste painel, liberando ainda mais espaço.
7)  Móveis dobráveis, retráteis: entram em cena apenas quando necessário e no restante do tempo, não ocupam lugar.
8)  Móveis com múltiplas funções: bancadas que servem para refeições, para apoiar computador ou mesmo como aparador, sofá que serve como cama…  São truques para fazer o espaço render.
9)  Eliminar barreiras e abrir os espaços: a integração dos ambientes faz a área parecer maior.
10) Portas de correr: são um ótimo recurso para economizar espaço, tanto para armários, como para portas de passagem, pois dispensam o espaço da abertura da porta de abrir.