Dez modelos Plus Size que brilham no mercado da moda internacional

Segundo dados do IEMI – Inteligência de Mercado, existem 19.439 empresas que produzem moda feminina e 30,4% delas produzem plus size feminino e quando o assunto é moda masculina, apenas 19,8% das 14.339 empresas existentes atuam no plus size brasileiro. Levando em conta a quantidade de gordos no Brasil, é um número pequeno. Nos shoppings, um ou duas atendem a esse consumidor, no meio de 150 a 200 outras que atendem ao público feminino e masculino magro. Entenda: existe muito preconceito quando se pensa em gordo.

Apesar disso, no mercado internacional, o número de modelos Plus Size aumenta sensivelmente. Não é uma revolução ou nada parecido, mas representam alguma coisa numa engrenagem movida pelo lugar comum. Algumas publicação, até então, conservadoras, como Vogue (no caso, a versão italiana, que é a ‘menos pior’ nesse aspecto), abriram espaço, colocando uma ou duas modelos gordas, assim como algumas marcas conhecidas, como H&M e Forever 21 também.

MONDO MODA preparou uma lista das dez modelos Plus Size que mudaram os conceitos no mercado da moda internacional. 

Fluvia Lacerda Playboy Janeiro 2017 @ Divulgação

Premiada com o ‘Full Figured Fashion Week’ como modelo Plus Size de 2011, a brasileira Fluvia Lacerda estrelou campanhas para a Biluzik, Mar & Nua, Kmart, Tórrid, Igigi e Fashion Bug. Brilhou na Vogue Itália com editorial e perfil.
Em janeiro de 2017, foi estrela da Playboy brasileira. Causou barulho quando revelou que impediu que suas fotos fossem retocadas. Quebrando barreiras, é um ícone do mercado de modelos Plus Size nacional!

Kate Dillon @ Divulgação

Nos anos 90, a americana Kate Dillon se tornou um ícone como uma das únicas modelos Plus Size. Ela estrelou editoriais para a Vogue América, Elle América, Glamour e Vogue Paris. Também foi estrela das campanhas para Gucci, L’Oreal Cosmetics e Jean Paul Gaultier.

Tara Lynn @ Divulgação

Outra americana, Tara Lynn foi a estrela da capa da famosa edição 2011 da Vogue Itália. Em seguida, ela estrelou nas campanhas para H&M, Forever 21, Lane Bryant e Lucky Brand. Ela ganhou perfil nas edições da Elle Espanha e Elle França.

Tess Holliday @ Divulgação

Com 113 kilos e tamanho 54, Tess Holliday foi capa da People Magazine em 2015, com o título: ‘The World’s First Size 22 Supermodel!’. Bem resolvida com seu tamanho, Tess faz questão de usar Gorda exatamente para tirar o contexto negativo da palavra. Ela estrelou campanhas para a Torrid, H&M e ModCloth.

Ashley Graham Vogue Magazine Março 2017 @ Inez &Vinoodh

Ashley Graham foi descoberta aos 19 anos. Ela se tornou o rosto da poderosa empresa do varejo Lane Bryant, que teve uma campanha de lingerie cancelada nos EUA. Em 2016, a morena foi a primeira Plus Size a brilhar na capa da edição de moda praia da Sports Illustrated. Em seguida, foi capa da Vogue América, Cosmopolitan, Vogue Britânica e Elle Canadá.

Candice Huffine in S Moda @ Foto: Damon Baker

A estonteante Candice Huffine também esteve na edição Curvy da Vogue Itália, em fotos de Steven Meisel. Desde então, foi estrela da S Moda, V Magazine, Vogue Alemanha, Elle América e W Magazine. Também foi estrela das campanhas da Torrid, Mango, Bloomingdale’s, Levi’s e H&M.

Whitney Thompson venceu o American’s Next Top Model @ Reprodução

Whitney Thompson foi a única Plus Size a vencer a edição 2008 do reality ‘America’s Next Top Model’. Em seguida, virou estrela da CoverGirl, Torrid, Converse One Star, Fashion Bug, Pure Energy/Target e Panache Lingerie Fall Winter 2014. Ela se tornou embaixadora da Associação Nacional de Desordens Alimentares.
Marquita Pring também foi uma das estrelas da icônica edição Curvy da Vogue Itália. Em seguida, surgiu na V Magazine e Glamour Islândia. Foi estrela das campanhas da Talbots, Levi’s, Macy’s e Lane Bryant.

Jennie Runk @ Mother Management

foi estrela da H&M (no qual chamou a atenção do programa americano ‘Good Morning America’) e Marina Rinaldi. Desde então, apareceu na Glamour Magazine, Marie Claire e Seventeen.

Barbie Ferreira @ Divulgação

Barbie Ferreira é uma das estrelas da nova geração Plus Size. Ela ganhou destaque depois de se tornar o rosto da campanha de biquinis da Aerie (American Eagle Outfitters). Depois, foi estrela da Adidas, Forever 21 e Missguided. Ela conta com mais de 373 mil seguidores. Ano passado, ela postou uma foto mostrando as estrias de sua barriga. A maioria dos seguidores a elogiaram, mas, a própria contou mais tarde: “Estava em pé nua no trabalho, na frente de estranhos (uma posição bastante vulnerável) e me perguntaram o que havia de errado nos meus quadris, por causa das minhas estrias. Quem me questionou foi uma mulher. Estaria mentindo se dissesse que micro-agressões como essa não acontecem comigo quase que diariamente na indústria da moda.” Ela completou: “Poucas marcas realmente representam mulheres reais em vez de uma idealização de uma mulher magra (como a maioria tenta fazer comigo). E o abuso não acontece apenas comigo: modelos magras de passarela também ouvem que devem parar de comer porque elas parecem gordas.”

Sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s