O repórter fotográfico Ricardo Lima apresenta a exposição Conceição de Coração que celebra os 20 anos do Centro Empresarial Conceição, na quarta-feira, 15 de julho, em Campinas.
Composta por 44 imagens, a mostra “Conceição de Coração” retrata Campinas vista do Centro Empresarial Conceição e o edifício avistado dos mais diversos pontos da cidade. Também mostra cenas do cotidiano do maior edifício comercial da cidade, pelo qual passam diariamente cerca de 3 mil pessoas por dia.
Com 42,2 mil metros quadrados de área construída e um total de 35 andares, o Centro Empresarial Conceição abriga 448 salas, além das lojas situadas no shopping do pavimento térreo. Dispõe ainda de 500 vagas de estacionamento e de um centro de convenções com capacidade para 373 pessoas. Um dos mais sólidos centros empresariais da cidade, foi pioneiro ao trazer para Campinas no início dos anos 1990 o conceito de reunir em um só local operações de serviço, lojas e espaços para empresas dos mais diversos setores.
“A exposição é uma homenagem do Centro Empresarial Conceição à cidade de Campinas e aos nossos condôminos em retribuição ao carinho que recebemos ao longo desses 20 anos. Queremos que essa mostra contribua para o acervo cultural campineiro, retratando sua imponência e beleza e despertando o olhar da população para a beleza do município”, afirma o síndico do empreendimento, Waldemar de Oliveira Ramos Junior.
A intenção é que as fotos fiquem em exposição de forma perene no edifício. Acompanhada de um projeto expositivo cuidadosamente elaborado, a mostra será composta de 36 fotos expostas em fine art e seis painéis “gigantes”, sendo que o maior deles, de 15 m X 2,5 m, cuja imagem é uma panorâmica da cidade de Campinas, ocupará a fachada do prédio, prometendo se tornar uma atração na região central.
Ricardo Lima conta que o processo de produção das imagens durou cerca de 30 dias, no qual foram clicadas mais de 5 mil fotos. “Utilizamos o topo de edifícios localizados no quatro pontos cardeais da cidade e nos valemos até de um drone para fazer as mais variadas fotos, tanto do centro empresarial como de Campinas e da Rua Conceição. Também mergulhamos no dia a dia do edifício, retratando seus personagens e peculiaridades”, explica Ricardo Lima. Entre os diversos personagens, ele cita o senhor José Antonio Alves, funcionário da Manutenção do CEC, que atua no local desde a obra de construção e foi clicado por Lima no topo do prédio que ajudou a erguer.
Os cliques foram feitos de pontos como o Balão do Castelo, Pedreira do Chapadão, rodovia Professor Zeferino Vaz (Tapetão) e avenida Francisco de Paula Souza. O resultado, acredita Lima, deverá surpreender os visitantes.
Além das imagens produzidas especificamente para a mostra, serão expostas fotos antigas dos acervos do Centro de Memória da Unicamp, Prefeitura Municipal de Campinas e dos fotógrafos Luiz Granzotto e V8.
Para incentivar a interatividade dos condôminos e vizinhos ao CEC, Ricardo Lima lançou uma campanha estimulando as pessoas a compartilharem imagens da Rua Conceição nas redes sociais utilizando a hashtag #conceicaodecoracao.
Sobre o repórter fotográfico
Graduado em Jornalismo pela PUC-Campinas, Ricardo Lima atua desde 1995 como repórter fotográfico, tendo integrado a equipe do jornal Folha de São Paulo, sucursal Campinas, e atuado em coberturas fotográficas para veículos diversos. Atua na diretoria da Arfoc (Associação dos Repórteres Fotográficos do Estado de São Paulo) e é diretor de Cultura do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau. Lima ainda teve seu trabalho exposto em diversas mostras, como na III Jornada Fotográfica Latinoamericana de Havana, em Cuba, no Memorial da América Latina, em São Paulo, e no Centro de Convivência Cultural de Campinas. É o idealizador do Festival Hercule Florence de Fotografia, que está na sua nona edição, além de ser membro fundador da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB).

Você precisa fazer login para comentar.