O arquiteto e designer francês Phillipe Starck

Phillipe Starck 2006 @ Divulgação
Phillipe Starck 2006 @ Divulgação

Philippe Patrick Starck nasceu em 1949 em Paris. Passou sua infância no estúdio do pai – engenheiro aeronáutico – onde cortava, colava e montava motos, bicicletas, entre outros objetos.

Estudou na École Nissim de Camondo de 1965 até 1967. No ano seguinte, criou a sua primeira empresa, que produziu objetos insufláveis. Um ano depois, tornou-se diretor de arte do estilista francês Pierre Cardin, onde produziu 65 peças.

Em 1979, fundou a Starcks Products, atendendo cientes ligados ao universo do design de objetos, como Driade, Alessi,Kartell, Drimmer, Vitra e Disform. Em 1983, por indicação do Ministro da Cultura Jack Lang, fez a decoração do apartamento do presidente francês François Mitterrand. Depois, fez o interior do Café Costes em Paris, que lhe deu a fama mundial.

A partir dali, começou a produzir objetos de decoração e de uso diário, recorrendo a materiais estilizados e reciclados, combinando pedra, vidro, plástico, alumínio e tecidos.

Entre suas criações, o espremedor de laranja Juicy Salif (1980), o sofá ‘Bubble Club’, a luminária de mesa “Ms. K’, os bancos “La Bohème’ e as cadeiras “Louis Ghost (a original vendeu mais de um milhão de peças)”, “Eros” “La Marie”, “Mademoiselle”, “Mr.Impossible” e “Master” (todas para a Kartell), que se tornaram marcos do design contemporâneo e campeãs de reprodução por empresas em todo o mundo (claro que, sem licenças…).

Philippe Starck já ganhou centenas de prêmios durante a sua vida, sendo o primeiro o “Oscar” du luminaire, France” em 1980.

Hoje em dia, Philippe Starck vive Nova Iorque, onde trabalha; Paris, onde faz relações públicas, Londres e Baruna, em Itália.

Confira alguns projetos residenciais e corporativos assinados pelo francês.

 

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close