Casa Orquídea – Projeto de Aquiles Nícolas Kílaris

A arquitetura como expressão de arte é uma das grandes especialidades do arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris. O profissional projeta residências que ganham ares de escultura. A Casa Orquídea foi trabalhada dentro deste conceito. O pé direito duplo confere imponência ao projeto. A coluna estrutural da fachada da frente rompe a laje e marca o pórtico de entrada. Esta mesma coluna passa por cima do telhado e “mergulha” no espelho d’água da piscina.

Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris – Casa Orquidea @ Divulgação

A residência, que possui dois pavimentos, ganhou uma decoração clean que acompanha a contemporaneidade de sua arquitetura. Esqueça aquela concepção de sala de jantar fechada por paredes, separada do conjunto da casa, com acesso exclusivo apenas por uma porta. Uma das regras para os projetos contemporâneos de Kílaris é a integração e o uso de poucas paredes.

Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris – Casa Orquidea @ Divulgação

Nesta casa – localizada em Limeira, interior de São Paulo – a área social está no térreo, unindo harmoniosamente living, sala de jantar, cozinha e home theater no mesmo espaço, demarcado apenas por móveis, bancadas de refeição e buffets. Aconchego e requinte não podem faltar. No living, uma grande parede de espelhos, que representa a fortuna e prosperidade no Feng Shui, amplia o ambiente.

Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris – Casa Orquidea @ Divulgação

As diferentes alturas de pé-direito – duplo na entrada e rebaixado na sala de jantar, home theater e cozinha – tornam a área social aconchegante e convidativa sem perder a elegância e imponência. A cozinha, projetada nas cores branca e preta, ganhou painéis de madeira na parede que conferem contraste e aconchego. Ela está separada do living somente por uma bancada de refeições rápidas.

Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris – Casa Orquidea @ Divulgação

O home theater possui uma grande porta de correr, que possibilita tanto a integração completa com a área social, como também deixa o espaço reservado. Um painel em 3D com uma imagem urbana noturna confere charme ao espaço.
A escada, projetada em forma de arco e com iluminação nos degraus, faz referência as películas de cinema e ao mundo glamouroso das grandes residências dos clássicos de Hollywood. No pavimento superior estão localizadas três suítes. Uma delas é a do o casal, que ganhou revestimento na parede em madrepérola. No banho máster, o mármore marrom imperial confere requinte ao espaço, composto com cubas e duchas duplas e uma banheira.

Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris – Casa Orquidea @ Divulgação

A área de lazer, integrada com os espaços internos por uma grande porta de vidro, é completa. Espaço gourmet, piscina em forma orgânica, poltronas e ducha com design exclusivo assinado por Kílaris. O balcão de refeições em silestone vinho e desenho sinuoso dá vida ao projeto, que foi complementado com uma mesa para seis lugares. Valorizando ainda mais área externa, o paisagismo tropical composto por Palmeiras, Bromélias, Cicas Fênix Torta, Bambu Musso, Buchinho, Grama Amendoim, Vasos Vietnamitas e Orquídeas, torna a área de lazer um convite para o relaxamento e a contemplação.

Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris – Casa Orquidea @ Divulgação

Arquitetura – arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris | Interiores e decoração – designer Iara Kílaris